EXPERIÊNCIAS PETIANAS: A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) GEOGRAFIA - UFC NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EXCELÊNCIA
Resumo
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) atua nos três principais eixos: ensino, pesquisa e extensão. O PET busca auxiliar os bolsistas, sob a orientação de um professor tutor e co-tutor, para a realização de atividades extracurriculares que enriqueçam a sua formação acadêmica, tanto para o ingresso no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação. Ademais, o PET Geografia - UFC contribui para a integração de outras áreas da ciência, possibilitando aos bolsistas conhecer as relações existentes com as demais ciências, incentivando-os a expandir seus horizontes a novas possibilidades. O presente trabalho se justifica pela necessidade de apreciar a importância dos programas tutorados na graduação, como o PET Geografia - UFC, para a formação do perfil profissional de excelência. Tem como objetivo principal relatar experiências vivenciadas e como elas influenciam positivamente na formação do perfil acadêmico e profissional dos bolsistas. O programa desenvolve atividades interdisciplinares, dentre elas: PET nas escolas, pesquisa coletiva, seminários de pesquisa individual, leituras, oficinas, minicursos, ciclo de palestras, dentre outras, para auxiliar os alunos do curso de graduação do departamento de Geografia e para comunidades externas. Além disso, os trabalhos produzidos pelos bolsistas do PET Geografia UFC serviram de base para a construção de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. As avaliações realizadas pelas empresas concedentes que recebem os bolsistas enquanto estagiários foram positivas em todos os critérios de avaliação (pontualidade, assiduidade, conhecimentos teóricos, práticos e gerais, organização, responsabilidade, etc.). O PET Geografia - UFC oferece uma formação de excelente nível, visando a formação de um profissional crítico e atuante para a área de conhecimento acadêmico-profissional.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.