IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE CAPRINOS À ROTINA EXPERIMENTAL
Resumo
Para facilitar a coleta de sêmen é indispensável realizar um treinamento prévio dos animais, pois contribui facilitando o manejo e adaptação dos caprinos utilizados à rotina experimental. Objetivou-se discorrer sobre a importância desse treinamento para possibilitar o início do experimento intitulado “Aplicação de diferentes métodos de coloração para a avaliação morfométrica de células espermáticas de caprinos”. O treinamento foi realizado com quatro machos e uma fêmea caprina, os quais pertencem ao Setor de Ovinocaprinocultura da Universidade Federal do Ceará (UFC). No treinamento foi utilizada uma fêmea caprina em estro natural, com o intuito de estimular os machos à monta, além de adaptá-la ao manejo experimental. Além disso, fez-se a apresentação da vagina artificial aos caprinos, na qual eles deveriam penetrar e ejacular. Durante esse processo foram enfrentadas algumas dificuldades, como o desinteresse dos machos em realizar a monta, sobretudo devido à inexperiência. Além disso, alguns animais apresentavam receio em penetrar na vagina artificial. Visto isso, foi comprada uma mucosa para a vagina artificial de melhor qualidade, o que contribuiu bastante com a aceitação dos animais e com o treinamento. Esses caprinos, com a frequência e insistência do treinamento, se adaptaram ao processo de coleta de sêmen e à presença dos estudantes. Conclui-se que a realização do treinamento prévio dos caprinos facilitou a obtenção dos ejaculados, além de ter reduzido o estresse dos animais. Assim sendo, as atividades relacionadas ao experimento foram possibilitadas e facilitadas com a realização do treinamento dos caprinos.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.