OFICINA DE BOAS PRÁTICAS EM OVACE PARA CUIDADORES DE IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução- A obstrução da via aérea por corpo estranho (OVACE) é um grave acidente, súbito e potencialmente fatal, cuja gravidade depende principalmente do grau de obstrução da via aérea acometida. É muito comum ocorrer em idosos, proveniente de um processo mastigatório ineficiente e/ou pelo uso de próteses dentárias inadequadas. Diante de um paciente com OVACE, torna-se muito importante o rápido reconhecimento do diagnóstico, uma vez que em todos os casos, o atendimento deve ser preciso, ágil e com calma a fim de recuperar a permeabilidade aérea o mais breve possível. Objetivo- Relatar a experiência de estudantes de enfermagem da Universidade Federal do Ceará e enfermeiras colaboradoras, na promoção de uma oficina sobre boas práticas em OVACE para cuidadores de idosos. Métodos- A oficina foi realizada na tarde do dia 26 de maio de 2022 e ocorreu na sala de reuniões do Ambulatório de Geriatria do HUWC, na coordenação de uma enfermeira e dois estudantes de enfermagem, contou com a presença de um membro do Núcleo de Urgência e Emergência Pré-hospitalar da Universidade Federal do Ceará (NUEMPH- UFC), que ficou responsável por falar sobre a temática em questão. Resultados- Durante o momento, os cuidadores tiveram a oportunidade de aprender sobre como a obstrução da via aérea por corpo estranho pode ser classificada e também foram ensinados como ocorre o manejo da OVACE, com uma parte prática que todos tiveram a chance de participar e tirar suas dúvidas sobre a manobra. Conclusão- Com a oficina de OVACE, foi possível repassar para os cuidadores de idosos ensinamentos pertinentes para a sua vida cotidiana, onde eles se sentiram mais seguros para desenvolver manobras de desengasgo quando necessário, evitando assim possíveis consequências para as pessoas idosas que eles prestam cuidado.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.