OFICINA DE INTRODUÇÃO ÀS VIDRARIAS DE LABORATÓRIO COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À PERMANÊNCIA DE ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE FARMÁCIA
Resumo
OFICINA DE INTRODUÇÃO ÀS VIDRARIAS DE LABORATÓRIO COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À PERMANÊNCIA DE ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE FARMÁCIA José Lucas Fechine Mesquita, co-autores, Ramon Róseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes A Liga Acadêmica de Análises Clínicas da Universidade Federal do Ceará (LAAC - UFC) é um projeto de extensão que visa, a partir da área das Análises Clínicas, promover a integração dos pilares acadêmicos entre os alunos do curso de Farmácia da UFC. Nesse sentido, é imprescindível incentivar a permanência dos estudantes recém ingressos e desenvolver suas habilidades e competências, considerando as dificuldades e as incertezas observadas durante esse período inicial da graduação. Desse modo, o objetivo do presente trabalho é descrever a realização da Oficina de Introdução às Vidrarias de Laboratório, como uma das atividades do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP). Esse conhecimento é essencial nas disciplinas de química presentes no início do curso, conhecidas por apresentar alta complexidade e grande número de reprovações. A atividade foi realizada como um “workshop” interativo com os alunos do primeiro semestre de Farmácia da UFC, apresentando diversas vidrarias encontradas em laboratório, como pipetas, buretas e balões volumétricos, a fim de exemplificar suas funcionalidades e aplicações. Conforme relatos recebidos dos participantes, a oficina gerou resultados promissores, como o aumento da compreensão dos participantes em aulas experimentais de química geral e melhora no domínio prático no manuseio de vidrarias durante as atividades curriculares. Portanto, conclui-se que a oficina Oficina de Introdução às Vidrarias de Laboratório foi importante para o desenvolvimento das habilidades dos alunos do primeiro semestre do curso de Farmácia, aumentando seu interesse o curso e melhorando as vivências dos alunos ingressantes.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
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