OS IMPACTOS DAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS NA VIDA DE QUEM VEM DE LONGE E QUER IR LONGE - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O Programa de Moradia Estudantil da Universidade Federal do Ceará - UFC é um tipo de assistência estudantil subsidiado pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. O programa oferece condições para que estudantes com hipossuficiência econômica oriundos de cidades do interior do Ceará ou de outros estados tenham condições de permanência nos seus cursos de graduação. Objetiva-se, por meio deste trabalho, identificar os impactos das residências universitárias na vida e rotina acadêmica de alunos, além de identificar similaridades e diferenças nas experiências vividas. Trata-se de um relato de experiência elaborado a partir dos depoimentos de três alunos residentes, autores deste trabalho. Os participantes possuem idades entre 19 e 25 anos e são provenientes de cidades do interior do Ceará; dois encontram-se em fase de saída do programa, devido à conclusão da graduação, e um é recém-ingresso, de modo que o tempo de permanência na residência universitária varia entre um e sete anos. Por meio dos depoimentos, percebeu-se que os estudantes consideram que a existência do programa tem sido definidora para a continuidade nos respectivos cursos, não havendo possibilidade de continuarem sem esse apoio. Ficou evidente que, para além de impactos acadêmicos, as relações coletivas são muito enriquecedoras, principalmente considerando que os depoentes são alunos de licenciaturas e que a interação com o outro é primordial para o desenvolvimento profissional. Não há consenso sobre as estratégias de luta estudantil que devem ser usadas, mas há concordância de que é importante defender essa e outras assistências da UFC, tais como o restaurante universitário, programas de bolsa estudantil e apoios psicopedagógicos, visto que o acesso a estes recursos também se mostrou fundamental na trajetória dos estudantes. Conclui-se que a continuidade, a ampliação e a defesa da assistência estudantil são fundamentais para que mais pessoas tenham condições de permanência na universidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.