REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS EM PESQUISAS BIOESTATÍSTICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Maria Ariane Cipriano de Oliveira
  • Cândida Carolina Lima Oliveira
  • Graziela da Silva Tavares Santiago
  • Júlia Fernandes Vieira da Silva
  • Hermano Alexandre Lima Rocha

Resumen

INTRODUÇÃO: As redes sociais apresentam-se como uma ferramenta de pesquisa crucial na conjuntura vigente, visto que há maior velocidade de entrega e alcance no número de participantes quando comparado com uma pesquisa realizada diretamente, sem o uso da internet. Sendo o instagram® uma das redes sociais com maior potencial para divulgação digital, oferece ao pesquisador a maior facilidade de encontrar o público-alvo de jovens e adultos. OBJETIVOS: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Ceará sobre a relevância do uso das redes sociais como ferramenta em pesquisas bioestatísticas. METODOLOGIA: Refere-se a um relato de experiência, desenvolvido por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, durante a disciplina de Bioestatística, no período de junho de 2022. Realizou-se uma pesquisa por meio de formulário em Google forms com perguntas de múltipla escolha que foi divulgado através de grupos de WhatsApp ® e Instagram ®, possibilitando a elaboração de uma exposição oral em slides para apresentação dos dados analisados aos discentes da disciplina. RESULTADOS: A experiência foi efetiva, visto que o uso das redes sociais no processo de coleta de informações propiciou o alcance de 382 participantes para a pesquisa, em um período de um dia. CONCLUSÃO: Portanto, conclui-se que o uso das redes sociais, dando ênfase ao Instagram ® e WhatsApp ®, é de grande relevância para as pesquisas acadêmicas, evidenciado pela quantidade de pessoas que podem ser alcançadas em um período menor de tempo, oferecendo aos discentes e docentes a oportunidade de realizar estudos referentes a variados temas, colaborando com a ampliação do conhecimento atrelado à coleta de dados atuais.

Descargas

Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XV Encontro de Experiências Estudantis