REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS EM PESQUISAS BIOESTATÍSTICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
INTRODUÇÃO: As redes sociais apresentam-se como uma ferramenta de pesquisa crucial na conjuntura vigente, visto que há maior velocidade de entrega e alcance no número de participantes quando comparado com uma pesquisa realizada diretamente, sem o uso da internet. Sendo o instagram® uma das redes sociais com maior potencial para divulgação digital, oferece ao pesquisador a maior facilidade de encontrar o público-alvo de jovens e adultos. OBJETIVOS: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Ceará sobre a relevância do uso das redes sociais como ferramenta em pesquisas bioestatísticas. METODOLOGIA: Refere-se a um relato de experiência, desenvolvido por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, durante a disciplina de Bioestatística, no período de junho de 2022. Realizou-se uma pesquisa por meio de formulário em Google forms com perguntas de múltipla escolha que foi divulgado através de grupos de WhatsApp ® e Instagram ®, possibilitando a elaboração de uma exposição oral em slides para apresentação dos dados analisados aos discentes da disciplina. RESULTADOS: A experiência foi efetiva, visto que o uso das redes sociais no processo de coleta de informações propiciou o alcance de 382 participantes para a pesquisa, em um período de um dia. CONCLUSÃO: Portanto, conclui-se que o uso das redes sociais, dando ênfase ao Instagram ® e WhatsApp ®, é de grande relevância para as pesquisas acadêmicas, evidenciado pela quantidade de pessoas que podem ser alcançadas em um período menor de tempo, oferecendo aos discentes e docentes a oportunidade de realizar estudos referentes a variados temas, colaborando com a ampliação do conhecimento atrelado à coleta de dados atuais.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.