RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO NA ATENÇÃO À COMUNIDADE NO AMBULATÓRIO DE GENÉTICA MÉDICA
Resumo
INTRODUÇÃO: O acompanhamento do paciente no ambulatório de genética tem sido estimulado pela Liga de Genética Médica (LIGEM) a seus membros, sendo considerado de suma importância, uma vez que une o conhecimento teórico completo, adquirido ainda no primeiro semestre, durante o módulo de Biologia Celular e Molecular, ao conhecimento prático proporcionado pela clínica ambulatorial. OBJETIVOS: Analisar e relatar a importância de vivenciar a experiência do acompanhamento no ambulatório de genética médica durante o Curso de Graduação em Medicina na Universidade Federal do Ceará através da Liga de Genética Médica. METODOLOGIA: Através de relatos de experiência de seus membros, relacionar as vantagens do acompanhamento ambulatorial para os participantes da LIGEM, bem como para a comunidade atendida nesse ambulatório. RESULTADOS: Dentre os fatores mais importantes foram destacados: o contato e o relacionamento com pacientes portadores de alterações genéticas, além da observação dos sinais e sintomas padrões de síndromes e doenças, como também de características raras, haja vista que, nem sempre essas características surgem isoladas, mas sim, em conjunto, convergindo para determinadas afecções. 100% dos membros da LIGEM que têm participado desse ambulatório foram unânimes em afirmar que o contato com o indivíduo acometido por doenças raras foi benéfico e gratificante para alunos e pacientes, o conhecimento tem ocorrido de forma mais eficaz e o aprendizado vem se processando de forma mais duradoura ao se associar a teoria com a prática. CONCLUSÃO: O conhecimento e o acompanhamento do paciente com distúrbio genético sob a preceptoria de um profissional clinico especializado, estimula os alunos, ainda nos primeiros semestres, a realizarem as atividades curriculares obrigatórias e a se envolverem mais intimamente com os programas de extensão da faculdade, preparando-os de forma mais eficiente para a profissão.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Adriano Brito Aguiar Junior, F., Nobre Nogueira, G., & Queiroz Alves De Souza, M. do S. (2022). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO NA ATENÇÃO À COMUNIDADE NO AMBULATÓRIO DE GENÉTICA MÉDICA. Encontros Universitários Da UFC, 7(13), 1770. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86535
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.