TRAJETÓRIA NO JIU-JITSU DOS ATLETAS: DANIEL LEMOS E LUCAS BARBOSA
Resumo
O esporte pode ser utilizado como uma ferramenta de desenvolvimento social, especialmente em países como o Brasil, onde há carência de políticas públicas. Como tal, o jiu-jitsu tem proporcionado crescimento esportivo e social na vida de diversos atletas no país. O objetivo desse trabalho é apresentar a trajetória dos estudantes-atletas autores desse trabalho. Ambos iniciaram na luta através de um projeto social, em que limpavam a academia para cobrir os custos das mensalidades. Atualmente, ambos se tornaram referência no Jiu-jitsu cearense, colecionando diversos títulos. Iniciando no esporte ainda adolescentes, Daniel tinha 14 e Lucas 16 anos de idade, quando foram apresentados à "arte suave", por alguns amigos de seu grupo. Logo no início, desenvolveram afinidade com a luta e passaram a praticar diariamente, de duas a três vezes por dia, tornando-se bolsistas da academia. Com o passar do tempo, os dois começaram a evoluir, ficando mais técnicos, conquistando resultados ainda na faixa branca (primeira graduação do jiu-jitsu). Na faixa azul (segunda graduação) os dois treinavam bastante, especialmente no período de férias escolar. Com a evolução contínua dos dois, eles foram convidados a auxiliar nos ensinamentos com a turma de alunos de 5 a 15 anos. Como eram bolsistas, essa, agora, se tornou a forma com que eles passaram a retribuir o investimento e a generosidade que eles haviam recebido. Entrando na fase adulta, ambos se afastaram da turma kids, para dedicação à formação, e conseguir ingressar na universidade. Lucas ingressou em Física, e Daniel em Administração, ambos na UFC, se tornando atletas-estudantes, alcançando algo que ainda não tinham em seus familiares mais próximos. Os principais resultados conquistados são: campeões Norte/Nordeste de Jiu-Jitsu, Campeonatos internacionais como Fortaleza Open IBJJF, dentre outros. O caso dos estudantes-atletas desse trabalho vai ao encontro da ideia que o esporte é uma ferramenta de transformação social.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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