USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL EM UM PROJETO DE EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
As redes sociais têm adquirido cada vez mais notoriedade na sociedade. Com o surgimento da COVID-19, os projetos de extensão adequaram suas ações de educação em saúde para os meios digitais, a partir da divulgação de conteúdos de modo prático e dinâmico. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência dos integrantes do projeto do Núcleo do Estudo da Longevidade (NEL) na divulgação de conteúdos sobre cuidados ao idoso nas plataformas digitais. Semanalmente, o projeto realizou reuniões para avaliar os materiais relevantes para a sociedade. Em seguida, foram feitas capacitações de Marketing e Identidade Visual, visando habituar os membros com as ferramentas usadas para a construção dos layouts. Logo, foram planejados os temas e responsáveis pela produção. Os conteúdos foram retratados de forma objetiva e criativa. Além disso, foram feitos quizzes semanais, de 4 a 5 perguntas, para avaliar os conhecimentos adquiridos de cada tema. Atualmente, a plataforma digital mais utilizada pelo projeto é o Instagram, contudo, outros meios foram usados, como é o caso do YouTube, que permite a transmissão de minicursos e lives. Os resultados mostram que até agosto/2022, o perfil do Instagram do Projeto NEL contava com 1.161 seguidores, com 179 publicações. De maneira geral, os assuntos possuíam como foco a saúde do idoso, relacionado com a qualidade de vida, medicamentos inadequados, sinais e sintomas de doenças e cuidado farmacêutico. Os quizzes tiveram o envolvimento médio de 35 usuários por assunto, totalizando 600 participações. As respostas dos quizzes auxiliam na organização de futuras temáticas, já que, com base no número de erros é possível analisar a dificuldade dos usuários. Concluiu-se que o uso dessas ferramentas, em especial o Instagram®, contribuem na divulgação de conteúdos relevantes para a saúde e o bem-estar dos idosos de forma inovadora e eficiente. Por isso, a adoção de estratégias facilitadoras do ensino como estas possibilita democratizar o conhecimento.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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