VIVÊNCIAS NO APRENDIZADO DE MEDICINA NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19 E O RETORNO À MODALIDADE PRESENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS ATIVIDADES PRÁTICAS DO CICLO CLÍNICO

Autores

  • Tiago Marinho Rodrigues
  • Rafael Machado Simão
  • Lilia Maria Carneiro Camara

Resumo

Introdução: A pandemia da Covid-19 alterou o ensino médico em sua forma prática. Ao contrário do presencial onde podíamos examinar os pacientes, na modalidade de ensino remoto, essa proximidade não existia. Aplicou-se outras estratégias visando a dinamização das aulas práticas. Objetivo: Relatar o modo como se deu as atividades de ensino prático remoto em comparação com o presencial, na visão de um estudante de medicina. Método: Foi analisada a vivência de um estudante de medicina enfocando as atividades práticas, comparando as experiências da modalidade remota com a modalidade presencial. Tais vivências serão relatadas no presente resumo. Desenvolvimento: Observando a dinâmica das atividades práticas da modalidade remota, os professores fizeram o possível para que o ensino fosse produtivo, fazendo atividades como a criação de Google Salas de Aula®, utilizando aplicativos como Socrative® e Kahoot® tornando o aprendizado mais interessante. Além das atividades síncronas, visando a discussão entre os discentes. Comparando com o presencial, as principais diferenças são a possibilidade de ver o paciente de perto, examiná-lo e discutir o caso, bem como as discussões clínicas nos serviços do ciclo clínico, pois acreditamos que a troca de conhecimentos é mais significativa na modalidade presencial. Não houve dificuldade de acesso à internet. Conclusão: As diferenças entre a modalidade remota e a modalidade presencial são bastante notórias em se tratando do ensino médico. Comparando ambas as dimensões de aprendizagem, é certo dizer que ambas trazem benefícios e malefícios, pontuando-se que o presencial traz a possibilidade de nos aproximar mais do paciente e a modalidade remota é mais cômoda no sentido de flexibilidade de horários e disponibilidade. A experiência de ter sido aluno nas duas modalidades foi engrandecedora e significativa, uma vez que foi possibilitada vivenciar duas realidades distintas dentro do ensino da medicina.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Experiências Estudantis