VIVÊNCIAS NO APRENDIZADO DE MEDICINA NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19 E O RETORNO À MODALIDADE PRESENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS ATIVIDADES PRÁTICAS DO CICLO CLÍNICO
Resumo
Introdução: A pandemia da Covid-19 alterou o ensino médico em sua forma prática. Ao contrário do presencial onde podíamos examinar os pacientes, na modalidade de ensino remoto, essa proximidade não existia. Aplicou-se outras estratégias visando a dinamização das aulas práticas. Objetivo: Relatar o modo como se deu as atividades de ensino prático remoto em comparação com o presencial, na visão de um estudante de medicina. Método: Foi analisada a vivência de um estudante de medicina enfocando as atividades práticas, comparando as experiências da modalidade remota com a modalidade presencial. Tais vivências serão relatadas no presente resumo. Desenvolvimento: Observando a dinâmica das atividades práticas da modalidade remota, os professores fizeram o possível para que o ensino fosse produtivo, fazendo atividades como a criação de Google Salas de Aula®, utilizando aplicativos como Socrative® e Kahoot® tornando o aprendizado mais interessante. Além das atividades síncronas, visando a discussão entre os discentes. Comparando com o presencial, as principais diferenças são a possibilidade de ver o paciente de perto, examiná-lo e discutir o caso, bem como as discussões clínicas nos serviços do ciclo clínico, pois acreditamos que a troca de conhecimentos é mais significativa na modalidade presencial. Não houve dificuldade de acesso à internet. Conclusão: As diferenças entre a modalidade remota e a modalidade presencial são bastante notórias em se tratando do ensino médico. Comparando ambas as dimensões de aprendizagem, é certo dizer que ambas trazem benefícios e malefícios, pontuando-se que o presencial traz a possibilidade de nos aproximar mais do paciente e a modalidade remota é mais cômoda no sentido de flexibilidade de horários e disponibilidade. A experiência de ter sido aluno nas duas modalidades foi engrandecedora e significativa, uma vez que foi possibilitada vivenciar duas realidades distintas dentro do ensino da medicina.Downloads
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.