A BUSCA PELA LIBERDADE FEMININA EM CLARICE LISPECTOR E MARINA COLASANTI
Resumo
Esse trabalho representa um recorte da pesquisa desenvolvida no Doutorado em Letras intitulada temporariamente como “A escrita de Clarice Lispector e Marina Colasanti à frente das políticas sexuais e sociais do seu tempo” que existe devido a necessidade de atualizar a leitura dos cânones e dar voz aos corpos dissidentes, sobretudo, as mulheres. Esse estudo é necessário porque o homem sempre foi evidenciado como o sujeito do discurso, o detentor do poder e da voz, restando à mulher a condição de objeto. Sendo assim, esta pesquisa objetiva abordar o feminino como sujeito e protagonista das narrativas e do seu desejo, investigando a busca pela liberdade feminina a partir da análise dos contos “Mais vai chover”, presente na obra A Via Crucis do Corpo (1974), de Clarice Lispector e A moça tecelã (2003), que nessa edição compõe sozinha a obra, mas também está presente em Doze reis e a moça do labirinto do vento (2006), de Marina Colasanti. O trabalho consistirá numa análise comparada dos contos utilizando uma metodologia bibliográfica de caráter qualitativo. Para tanto, o referencial teórico escolhido abarca Georges Bataille (2017), Betty Milan (1983), Lúcia Castello Branco (1983) e Roland Barthes (2015) sobre o conceito de erotismo desenvolvido nas obras em questão e Sigmund Freud (2017) para conceituar o desejo como pulsão, e para contextualizar as obras dentro do Feminismo, os estudos de Elsa Dorlin (2021) e Márcia Denser (2015) entre tantos outros lidos, com o intuito de alcançar os objetivos dessa pesquisa.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
A BUSCA PELA LIBERDADE FEMININA EM CLARICE LISPECTOR E MARINA COLASANTI. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1790. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86558