A INTERCULTURALIDADE PRESENTE NA NARRATIVA DOS PASSOS DA PERSONAGEM IO, EM PROMETEU ACORRENTADO, DE ÉSQUILO
Resumo
Os estudos clássicos no Brasil cresceram muito nas últimas décadas, contudo o "Prometeu Acorrentado", tragédia escrita por Ésquilo no Século V a. C., ainda é pouco explorada. Em vista disso, o presente trabalho buscou encontrar, sob um viés narratológico, os espaços evocados nas falas das personagens da peça e reconhecê-los como construtores de sentido e cruzadores interculturais, isso focalizando a personagem Io e sua trajetória de fuga, a fim de expandir as pesquisas a respeito da tragédia e do tragediógrafo em questão. Como embasamento teórico, foram utilizadas as contribuições dadas principalmente por Irene de Jong, Mieke Bal, Edward Sayd, Michel de Certeau e Patrice Pavis. O estudo do texto dramático, sob o viés narratológico, nos levou a reconhecer que esses espaços levam a crer que dentro da peça há uma noção narrativa de espaços fechados e abertos, e, mais além, que esses espaços abertos representam a cultura grega e, os fechados, a cultura do estrangeiro; tal afirmação se baseia principalmente na descrição narrativa da trajetória de fuga da personagem Io, enquanto conta suas lamúrias ao personagem Prometeu. Além disso, através de um estudo comparativo, dentro da peça citada, tornou-se possível determinar que a tragédia "Prometeu Acorrentado" é inovadora ao ser produzida com elementos que não fazem parte da estrutura convencional da época clássica, além de mesclar características dos conceitos que permeiam os gêneros literários narrativo, dramático e lírico.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
A INTERCULTURALIDADE PRESENTE NA NARRATIVA DOS PASSOS DA PERSONAGEM IO, EM PROMETEU ACORRENTADO, DE ÉSQUILO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1812. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86580