A LOUCURA INTERPRETA O BRASIL: UMA LEITURA HISTÓRICA DE
Resumo
A presente pesquisa histórica investiga obra literária, a partir da análise de sua riqueza estética e comunicativa e da sua dimensão social. No momento, investigo o romance "Entre o Sexo: A loucura A morte", publicado em 1968, pela Gráfica Record Editora, de autoria do escritor cearense José Alcides Pinto. Me proponho a analisar e refletir sobre o romance como uma interpretação do Brasil ditatorial, que durou de 1964-1985. O objetivo é analisar o romance de José Alcides Pinto como uma interpretação do Brasil ditatorial que articula literatura, loucura, temporalidade e história. Além de examinar qual versão do Brasil ditatorial é enunciada pelo poeta “doente mental”, narrador do romance, investigo como o discurso do romance elabora, a partir da loucura, uma nova experimentação temporal diametralmente oposta e crítica da temporalidade do progresso e seus fundamentos racionalistas. A metodologia de pesquisa envolve três etapas conforme a Historiografia literária recomenta: a produção, a circulação e a recepção. Dessa forma, analiso as obras literárias escritas de José Alcides Pinto, periódicos onde circula a própria obra de José Alcides assim como outras temáticas comuns aos seus livros (jornais e revistas) e por fim a fortuna crítica literária sobre o autor e os movimentos literários aos quais ele se filiou. Como conclusões parciais temos o fato de que José Alcides produziu uma literatura de resistência à Ditadura Civil-Militar então instalada no país. Além disso, a obra literária de José Alcides compôs um movimento maior de literatos que repensaram as relações entre cultura e política no Brasil, criando uma nova tradição de Literatura contemporânea. Para produzir conclusões futuras, estou investigando em que medida as denúncias políticas de José Alcides conseguiram circular no Brasil ditatorial, se ele teve sucesso em sua empreitada. Agradeço à CAPES o financiamento da minha pesquisa, contribuindo para a produção de ciência no Brasil.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
A LOUCURA INTERPRETA O BRASIL: UMA LEITURA HISTÓRICA DE. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1817. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86585