A "PESTE GAY": SEXUALIDADE EM TEMPOS DE AIDS (1982-1992)
Resumo
A problemática que possibilitou a criação desta pesquisa, nasceu dentro de um Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, local que oferece serviços assistencialístico de saúde, e que atende grupos distintos de pessoas. A pesquisa busca complexificar as dimensões históricas da sexualidade e suas narrativas no período de emergência da AIDS, na década de 1980. Dessa forma, coloca em discussão os aspectos sociais da História da AIDS, problematiza as relações de poder estabelecidas entre o discurso sobre doença e a prática da sexualidade na sociedade brasileira. Possui relevância acadêmica e social, visto que tece e realiza uma análise atenta, que concebe importância a outros elementos de ordem cultural, os quais corroboram para um olhar historiográfico a respeito da sexualidade, discorrendo a sobre medicalização da sexualidade em decorrência AIDS. Utiliza como base teórica e metodológica, a “operação historiográfica” admitindo então, que a prática histórica se constrói a partir da escolha das fontes e dos métodos, por fim, culmina na construção de uma narrativa. Outrossim, entende a abrangência de temáticas historiográficas que, advinda da Escola dos Annales, permitiu adentrar em um campo vasto de possibilidades de abordagens que são demandas pelo tempo presente. A Revista Veja é utilizada como fonte com o intuito de investigar os aspectos culturais da doença e dos indivíduos. A metodologia adotada é análise qualitativa do discurso dentro da perspectiva foucaultiana, onde os discursos são vistos a partir das intenções e relações de poder que carregam, que querem se impor e que se difundem diante de um contexto de reformulações políticas e sociais. Este trabalho é fruto da proposição de pesquisa que resultará em uma dissertação de mestrado com perspectiva histórica e problemática históricas em torno das relações sociais de poder sobre sexualidade frente a pandemia da AIDS na chamada “década perdida”.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
A "PESTE GAY": SEXUALIDADE EM TEMPOS DE AIDS (1982-1992). (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1823. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86591