ALTERAÇÕES NO CRESCIMENTO DE FORMAS PLÂNCTÔNICAS E BIOFILME DE CANDIDA ALBICANS INDUZIDAS POR MICROPLÁSTICO DE POLIETILENO
Resumo
Os plásticos presentes no meio ambiente são, há muito tempo, considerados um problema ecológico global, sendo encontrados em ambientes aquáticos, no solo e no trato gastrointestinal (TGI) de diversos animais. Recentemente, com o diagnóstico dos microplásticos (MPs) como contaminantes de alimentos, surgiram preocupações sobre seus efeitos diretos na microbiota intestinal humana. Apesar da importância dos fungos presentes na microbiota para a saúde humana e das evidências da interação de diversas espécies com MPs, ainda não existem estudos que relatem a interação de MPs com microrganismos fúngicos que residem no intestino humano, como Candida albicans. Assim, o estudo objetivou avaliar a interferência de MPs de polietileno sobre isolado clínico de C. albicans cultivado nas formas planctônica e séssil. Foi avaliado o efeito dos MPs sobre a cinética do crescimento planctônico de C. albicans em culturas mantidas em meio líquido suplementado com MPs (2% p/v) durante 72 h por meio de contagem de unidades formadoras de colônias (UFC), bem como o impacto na biomassa total do biofilme pré-formado com MPs (2% p/v). Foi observado que os MPs causaram aumento de até 78,3% na contagem de UFC, quando comparado com cultivos sem MPs. A exposição a MPs induziu ao aumento significativo (p<0,01) na quantificação de biomassa do biofilme de C. albicans. Em conclusão, a presença de MPs de polietileno pode impactar o crescimento de formas livres e biofilmes de C. albicans, sendo necessário estudos que abordem os mecanismos celulares atingidos pela presença dos MPs e o eventual risco para a saúde humana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.