A FOTOGRAFIA COMO UMA FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO PATRIMONIAL DA ARQUITETURA (PROTO)MODERNA DE FORTALEZA
Resumo
O arquiteto e urbanista italiano Bruno Zevi, em seu livro Saber ver a Arquitetura, faz uma reflexão sobre como a Arquitetura e o Urbanismo, em razão do seu caráter utilitário, não atraem a atenção do público da mesma forma que a pintura, a música, a escultura e a literatura. Segundo o autor, não existe propaganda ou instrumentos eficazes para a difusão da boa arquitetura, assim como não existem instrumentos adequados para impedir que edifícios horríveis sejam construídos. A fotografia, por ser uma reprodução fiel bidimensional e tridimensional, é uma ferramenta poderosa para a divulgação e valorização da arquitetura como manifestação da cultura e do patrimônio material, principalmente visando a população geral, que não possuí a experiência para a leitura das outras formas de representação da arquitetura. Segundo Paiva et al. (2019) a Arquitetura (Proto)moderna, que ainda foi pouco estudada na cidade de Fortaleza, trata de uma produção modernizante, que se desenvolve “à margem do modernismo engajado”, incluindo diversas correntes da arquitetura modernista em suas primeiras manifestações. Isto posto, foi realizado o workshop “Arquitetura e Fotografia – Miradas Arquitetônicas: Digressões (Proto)modernas” com o objetivo de ensinar aos participantes técnicas básicas de fotografia, dentre elas, algumas voltadas para a fotografia de arquitetura e, ao mesmo tempo, registrar a produção arquitetônica (proto)moderna da cidade através da aplicação dos conhecimentos teóricos. Após a apresentação das técnicas fotográficas, realizou-se um roteiro pelo centro de Fortaleza, em que os participantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos através da utilização das câmeras de seus smartphones. Por fim, após o workshop, foi realizado uma exposição virtual, com as fotos clicadas pelos participantes, no site do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização da UFC como uma forma de valorização e divulgação do patrimônio (Proto)moderno presente em Fortaleza.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.