ADAPTAÇÃO E CURADORIA DE MATERIAIS BIOLÓGICOS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO: SELEÇÃO E APRIMORAMENTO MEDIANTE AO CONTATO COM O PÚBLICO.
Resumo
O uso de materiais biológicos como ferramenta de ensino é destacável, devido seu caráter visual e representativo. Com isso, o Projeto Interpesca/UFC desenvolveu ações de curadoria e preparo de materiais para adequá-los ao manuseio e observação em atividades promovidas. O presente trabalho teve como objetivo a análise e detalhamento do preparo desses materiais para o uso em eventuais palestras e ações do projeto, bem como a eficácia dessa ferramenta para fins didáticos e de interação com o público. O Projeto Interpesca/UFC conta com um acervo de materiais biológicos relativos a tartarugas marinhas, representados por cascos, plastrões, ovos e natimortos de tartarugas. Esses recursos são selecionados e passam por processos de limpeza, inspeção e troca de recipientes, a fim de assegurar uma experiência agradável e enriquecedora para o público. Essa curadoria conta com processos meticulosos de conservação em líquido, no caso é usado álcool 70% por representar um meio de preservação bastante eficaz e menos prejudicial aos curadores do que o formol, bem como lavagem das cascas com detergente neutro, seleção de frascos adequados para transporte e manipulação. Além disso, passam por uma análise cuidadosa para definir quais materiais convêm serem manuseados pelo público e quais são ideais apenas para observação. Essa atitude proporcionou resultados promissores em atividades promovidas pelo projeto em 2022, como nas rodas de conversa voltadas ao público geral e também palestras ministradas para alunos da Universidade Federal do Ceará. O uso destes materiais permitiu uma abordagem didática, a qual por muitas vezes instigou a curiosidade do público e o aproximou do objetivo das ações de divulgação científica. Conclui-se que o uso desses materiais proporcionou êxito às atividades promovidas pelo projeto, de forma que o público expressou seu interesse e entusiasmo pelos temas propostos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.