ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO NO PET BIOLOGIA UFC: PROJETO VEM PRA VELA E NÚCLEO REGIONAL DE OFIOLOGIA DA UFC - NUROF
Resumo
Os Programas de Educação Tutorial (PET) visam ampliar a gama de experiências na formação acadêmica e cidadã dos seus membros discentes. Com o objetivo de possibilitar aos petianos atividades complementares ao currículo, além das regulares de ensino, pesquisa e extensão, o PET Biologia UFC realizou, como ações do Grupo de Estudo em Educação Ambiental (GEEDUCA) em 2022.1, uma vivência no Vem pra Vela, projeto social que promove atividades de velejo, e uma visita ao Núcleo Regional de Ofiologia da UFC (NUROF), na qual os membros do grupo tiveram oportunidade de aprender sobre serpentes e como manuseá-las. Posteriormente, 7 membros do Programa responderam a um questionário sobre a vivência no Vem pra Vela e 6 responderam sobre a visita ao NUROF. Numa escala de 1 (péssimo) a 5 (excelente), os petianos avaliaram a sua satisfação com as atividades e a relevância delas para cada discente, e comentaram como foram essas experiências. Quanto à atividade no Vem pra Vela, 85,7% dos respondentes informaram ter sido a primeira vez a praticar velejo; 100% avaliaram com nota 5 a satisfação e a relevância dessas atividades para os discentes. Sobre a visita ao NUROF, 83,3% dos respondentes visitaram o Núcleo pela primeira vez, vale ressaltar que a maioria não havia tido essa oportunidade ainda em decorrência da pandemia de SARS-CoV-2; 66,7% avaliaram a satisfação e a relevância com nota 5 e os demais com nota 4. Nos comentários, os estudantes afirmaram que essas atividades complementares do PET contribuem para a formação e fortalecem o sentimento de pertencimento deles ao grupo, impulsionando-os para uma melhor atuação no Programa. Portanto, esses momentos proporcionam experiências satisfatórias, que provavelmente os discentes não teriam acesso se não fossem membros do PET e do GEEDUCA, e que contribuem para efetivar o propósito dos Programas de Educação Tutorial, bem como para corrigir déficits na formação acadêmica decorrentes da pandemia de Covid-19.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO NO PET BIOLOGIA UFC: PROJETO VEM PRA VELA E NÚCLEO REGIONAL DE OFIOLOGIA DA UFC - NUROF. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(16), 2585. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86836