AÇÕES DE LIMPEZA DE PRAIA COMO FORMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
Os resíduos sólidos em zona costeira são uma problemática recorrente em centros urbanos litorâneos como Fortaleza, assim o projeto de extensão Litter Less: menos lixo nas praias da Universidade Federal do Ceará, busca formas de minimizar a poluição por resíduos sólidos através da atuação com a sociedade no combate do problema. Entre as ações desenvolvidas, está a limpeza de praia, uma forma de integrar diversos atores sociais em prol da preservação do ambiente costeiro. Tendo como principais objetivos reduzir os impactos causados pela poluição por resíduos sólidos, limpar momentaneamente a praia, divulgar conhecimentos e propor medidas mitigadoras em relação ao impacto individual na geração de resíduos, buscando sensibilizar e engajar a população no combate ao lixo do mar, além de formar agentes de mudança para um futuro mais sustentável. A primeira limpeza ocorreu no dia 8 de Junho, em comemoração ao dia do Oceanógrafo, e contemplou a Praia do Meireles. Contando com a parceria do Programa de Educação Tutorial de Oceanografia (UFC) e participação de estudantes do curso. A segunda ação, aconteceu no dia 31 de Julho e abordou a Praia de Iracema com a parceria do projeto ambiental Nossa Iracema e participação de membros de empresas privadas, ativistas, representantes da comunidade do poço da draga e voluntários que antes se reuniram para uma conversa sobre os impactos da poluição por resíduos sólidos e a importância da preservação. Durante a limpeza, a equipe compartilhou informações a respeito do lixo com os banhistas e instalou lixeiras e placas educativas produzidas pelas crianças da comunidade sob organização do Nossa Iracema. Os frutos das duas ações foram semelhantes, ambas as praias se beneficiaram de uma limpeza que reduziu a probabilidade de danos causados pelos resíduos e possibilitou a propagação da educação ambiental para a comunidade enquanto os colaboradores se mostraram engajados com o desenvolvimento de medidas sustentáveis para a utilização do ambientePublicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
AÇÕES DE LIMPEZA DE PRAIA COMO FORMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(16), 2635. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86887