CURSO DE DOCES, GELEIAS E COMPOTAS ARTESANAIS
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada no projeto de extensão “Doçura que agrega: formação e capacitação de grupo produtivo para produtos artesanais de frutas”, onde no primeiro ano como bolsista houve a elaboração o curso de boas práticas de manipulação ministrada para os adictos que estão em tratamento na comunidade Fazenda da esperança localizada em São José de Pacatuba- Ceará, atividade que aconteceu integralmente de forma remota. Em seu segundo ano, foi proposto a continuação do projeto de forma presencial, já que em 2021 não foi possível por conta da pandemia do Covid-19, assim, retomando as atividades inicias do projeto, foi pensado maneiras de se levar o curso de doces, compotas e geleias artesanais para os internos da fazenda da esperança. A princípio viu se a necessidade do treinamento da bolsista para ministrar o curso, com isso, surgi a oportunidade de acompanhar cursos que estavam sendo ministrado através do projeto “gastronomia social” presente na comunidade do Bom Jardim, a partir da oportunidade a bolsista assistiu algumas aulas, afim de aprender como ministrar um curso prático de doces, ampliando a experiência e aprofundando o conhecimento teórico, iniciou-se assim processo de familiaridade prática com o assunto. Com isso o projeto “Doçura que agrega” está se readaptando ao formato presencial, juntamente com seus colaboradores conduz o planejamento do curso de doces, compotas e geleias artesanais tendo como próximo passo levar o curso tanto para a fazenda da esperança como para outras comunidades de nossa região.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.