EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ADVINDAS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Maria Eduarda Oliveira de Lima
  • Yuri Ortega Lima Piragibe
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

Em setembro de 2021, escolas da Rede Municipal de Fortaleza iniciaram o processo de retomada de atividades presenciais após meses limitadas ao modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE), devido à pandemia de COVID-19. O projeto de extensão Trajetórias Urbano-Industriais e a Geografia Escolar, do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), cujo eixo principal de ação são intervenções em escolas da rede pública, também esteve limitado ao virtual. Aproximando universidade e educação básica, seu objetivo é analisar as consequências socioespaciais da atividade industrial no espaço metropolitano de Fortaleza e a difusão deste conhecimento no espaço acadêmico, escolar e sociedade fortalezense. Em suas primeiras intervenções após o retorno, o projeto conversou com alunos e professores sobre o momento que exige novas adaptações. O objetivo do trabalho é socializar as impressões dos discentes sobre o retorno ao presencial, de modo a subsidiar intervenções futuras, considerando dificuldades e potencialidades encontradas. O momento aconteceu durante intervenções na Escola Municipal de Tempo Integral Professor Álvaro Costa (EMTIPAC). Participaram as turmas de 8° Ano B e 9° Ano A, B e C. A metodologia seguiu a sequência de: Preparação para a intervenção e elaboração de material didático para o momento; Intervenções, com foco nos temas Industrialização e Urbanização cearense; Entrevista semi-estruturada com as turmas; Sistematização das informações. Foram identificadas, de acordo com a fala dos alunos, o interesse em práticas diversificadas, dificuldades frente à rotina cansativa e problemas de estrutura física, que representam um obstáculo quanto ao bem estar e ao aprendizado na escola. Saber essas e outras informações, referentes à como os alunos estão encarando o momento, os tipos de atividades gostariam de realizar e as limitações existentes, possibilita planejar intervenções futuras que superem os problemas herdados do ERE e potencializar práticas com os alunos.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Extensão