EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ADVINDAS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Resumo
Em setembro de 2021, escolas da Rede Municipal de Fortaleza iniciaram o processo de retomada de atividades presenciais após meses limitadas ao modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE), devido à pandemia de COVID-19. O projeto de extensão Trajetórias Urbano-Industriais e a Geografia Escolar, do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), cujo eixo principal de ação são intervenções em escolas da rede pública, também esteve limitado ao virtual. Aproximando universidade e educação básica, seu objetivo é analisar as consequências socioespaciais da atividade industrial no espaço metropolitano de Fortaleza e a difusão deste conhecimento no espaço acadêmico, escolar e sociedade fortalezense. Em suas primeiras intervenções após o retorno, o projeto conversou com alunos e professores sobre o momento que exige novas adaptações. O objetivo do trabalho é socializar as impressões dos discentes sobre o retorno ao presencial, de modo a subsidiar intervenções futuras, considerando dificuldades e potencialidades encontradas. O momento aconteceu durante intervenções na Escola Municipal de Tempo Integral Professor Álvaro Costa (EMTIPAC). Participaram as turmas de 8° Ano B e 9° Ano A, B e C. A metodologia seguiu a sequência de: Preparação para a intervenção e elaboração de material didático para o momento; Intervenções, com foco nos temas Industrialização e Urbanização cearense; Entrevista semi-estruturada com as turmas; Sistematização das informações. Foram identificadas, de acordo com a fala dos alunos, o interesse em práticas diversificadas, dificuldades frente à rotina cansativa e problemas de estrutura física, que representam um obstáculo quanto ao bem estar e ao aprendizado na escola. Saber essas e outras informações, referentes à como os alunos estão encarando o momento, os tipos de atividades gostariam de realizar e as limitações existentes, possibilita planejar intervenções futuras que superem os problemas herdados do ERE e potencializar práticas com os alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.