LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA DO PARQUE PARREÃO I, FORTALEZA-CE.
Resumo
A expansão crescente das áreas urbanas nas grandes cidades, tende a diminuir cada vez mais a quantidade de áreas verdes e, consequentemente, a fauna associada a elas. O conhecimento atual sobre a diversidade biológica das áreas verdes da cidade de Fortaleza ainda é muito pequeno. No caso dos insetos, esse conhecimento é ainda menor. O objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento da entomofauna do Parque Parreão I, localizado no bairro de Fátima, em Fortaleza-CE, para gerar informações que serão usadas nas atividades de extensão do Projeto Pró-Parreão I. A coleta de insetos foi realizada nos anos de 2019 e 2021, por meio da técnica de pitfall associada a coleta de insetos encontrados mortos. Os mesmos foram preservados em álcool 70% e depositados no Laboratório de Entomologia Médica do Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os espécimes foram quantificados e catalogados e em seguida, após uma separação inicial por táxons, houve uma triagem por ordens e identificações à nível de família com o apoio de chaves de identificação, bem como, pela plataforma on-line iNaturalist e o aplicativo Google Lens. Foram identificadas 35 famílias de insetos ocorrendo no Parque Parreão I, pertencentes às ordens Hymenoptera (4), Coleoptera (8), Diptera (6), Dermaptera (1), Hemiptera (6), Orthoptera (5), Blattodea (2) e Lepidoptera (3). Se faz necessário um trabalho continuado para que se obtenha um levantamento cada vez mais real sobre as famílias de insetos que hoje vivem no local. Registrar a ocorrência e catalogar as espécies do Parque Parreão I é de suma importância para prover conhecimentos que poderão ser utilizados no manejo adequado do parque, em atividades de educação ambiental, em pesquisas científicas e em projetos futuros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.