PINGO DE LUZ: O ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO A PACIENTES E FAMILIARES EM UM AMBULATÓRIO DE CUIDADOS PALIATIVOS
Resumo
O avanço tecnológico e científico das intervenções em saúde não destituiu os limites do investimento curativo, sobretudo diante a doenças ameaçadoras da vida, visto que a morte é um processo natural e inerente à existência humana. Nesse sentido, os Cuidados Paliativos consistem em uma abordagem desenvolvida por uma equipe multiprofissional, que integra os aspectos biológicos, psicossociais e espirituais de um paciente e sua família, quando há ou não a possibilidade de um tratamento modificador da doença, mas que busca promover uma melhor qualidade de vida. Assim, o projeto de extensão Pingo de Luz, vinculado ao Centro de Orientação Sobre a Morte e o Ser (COSMOS), tem como objetivo oferecer acolhimento psicológico aos pacientes e acompanhantes atendidos pelo Ambulatório de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Walter Cantídio. Ao longo do ano de 2022, a ação promoveu capacitações em Cuidados Paliativos, Tanatologia e Psicoterapia Breve, a fim de qualificar os extensionistas para a realização das intervenções, e proporcionou o atendimento de cerca de 75 pacientes e familiares, através da escuta em sala de espera do Ambulatório. As principais demandas compreenderam o luto antecipatório, a perda de funcionalidade consequente de sintomas físicos, o esgotamento dos cuidadores e o medo de internação, as quais puderam ser discutidas com a equipe multiprofissional, respeitando o sigilo entre os extensionistas e o paciente. Dessa forma, o Pingo de Luz compreende uma perspectiva integral de cuidado, que propõe, por meio da escuta terapêutica e da livre expressão, suporte emocional àqueles que se deparam com a sua finitude ou a de um ente querido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.