RELATO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE: AS RELAÇÕES DOS(AS) EDUCANDOS(AS) COM A EDUCAÇÃO FÍSICA E O COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
O projeto de ação extensionista Dinâmicas educativas com estudantes de educação física e reflexões com os saberes na educação básica debruçou-se em observar a relação com os saberes que os(as) educandos(as) estabelecem durante o processo de aprendizagem. O trabalho em colaboração entre a universidade e a escola ocorreu por intermédio da bolsista de extensão, que teve o período de observação participante no contexto escolar com a utilização de um diário de campo, para refletir sobre as anotações com a coordenadora do projeto a respeito de como colaborar para a aprendizagem dos(as) educandos(as). O objetivo do relato de experiência é compartilhar as observações registradas a fim de investigar as relações de aprendizagem no próprio contexto e sugerir oficinas temáticas a partir de observação participante nas aulas de educação física em uma escola municipal com turmas dos anos iniciais do fundamental II. O processo de observação transcorreu com dificuldades, apesar de ser uma escola recém inaugurada, limitações estruturais e recorrentes mudanças de gestão foram obstáculos que surgiram, que gerou novas perspectivas e observações mais atentas para elaborar ações e fomentar a colaboração, devido a ausência de materiais para as aulas práticas. Os registros de campo foram feitos durantes aulas teóricas em sala, por conseguinte as propostas de intervenção sucederam-se a respeito de oficinas com práticas em que não necessitasse de materiais. A proposta do projeto de extensão era observar a relação dos(as) alunos(as) com a educação física, a fim de estreitar e/ou fortalecer os laços de aprendizagem. As anotações do diário de campo e a colaboração da professora coordenadora do projeto foram compartilhadas para refletir, construir e analisar o planejamento das oficinas. As recorrentes mudanças na gestão influenciaram os caminhos iniciais do projeto e exigiram das pessoas responsáveis um recuo e reconfiguração dos modos e razões de observar, participar e propor.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
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