A TEORIA DA HISTÓRIA E O AUDIOVISUAL: FILMES, SÉRIES, NARRATIVA E CRONOLOGIA

Autores

  • Igor da Silva Romao
  • Igor da Silva Romão
  • Frederico de Castro Neves

Resumo

Teoria e Metodologia da História II apresenta-se como uma disciplina de circunspecção reflexiva, acerca de elementos e tendências contemporâneas do procedimento de elaboração do conhecimento histórico. A sua atuação se pretende de modo propositivo e continuado, como parte terceira na tríade de disciplinas teórico-metodológicas do curso de História. Na mesma os discentes são convidados a engajar-se em atividades analíticas frente a fontes, estratégias narrativas e procedimentos de investigação, inequivocamente visualizados no modelo de construção do discurso historiográfico; dessa forma produzindo reflexões acerca do ofício do historiador, assim como o exercício do pensamento cientifico historiográfico acerca de conceitos como: história, sujeitos, memoria e temporalidades. Explicitado isso, o projeto de monitoria funciona como um aparato de diálogo continuado, que objetiva reelaborar os conhecimentos da disciplina. O projeto em questão efetiva-se com o entrelaçamento didático-pedagógico entre Audiovisual e Teoria da História, operando de maneira qualitativa a produção audiovisual enquanto objeto de análise teórico-histórica. Para implementação da proposta, foi realizado a seleção de obras audiovisuais em que a temática Teoria da História pudesse ser abordada, levantamento e leitura de bibliografia sobre Audiovisual e Teoria da História, exibição em sala de aula das obras selecionadas e discussão das mesmas com os discentes, possibilitando um diálogo aberto e multidisciplinar. Verifica-se como resultado parcial do projeto o impacto formativo da aplicação teórico-prática dos conteúdos discutidos em sala de aula, desmistificação do uso de obras artísticas como possibilidade de objeto de pesquisa no campo da Teoria da História. Podemos concluir que o projeto atua como elemento importante no favorecimento ao uso de obras audiovisuais para além do uso meramente ilustrativo, mas sim como objeto suscitador de inovação e surgimento de novos sentidos aos temas abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência