A UTILIZAÇÃO DE MODELOS EM 3D COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DAS PRIMEIRAS SEMANAS DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

Autores/as

  • Naomi Nascimento Ferreira
  • Mariana Macambira Noronha
  • Edeli Santos de Sousa Rocha
  • Ana Beatriz Graca Duarte

Resumen

O estudo da embriologia humana é importante para compreensão da constituição do organismo humano, fundamentando o entendimento de matérias como anatomia, e para a prática na área da saúde. No entanto, o aprendizado acerca da embriologia pode apresentar desafios, como a dificuldade em associar o ensino teórico com a visualização tridimensional do processo embrionário na prática, gerando distanciamento dos estudantes e dificuldade na fixação do conteúdo. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi analisar, sob a perspectiva do estudante, os impactos da utilização de modelos em 3D como ferramenta no aprendizado das primeiras semanas do desenvolvimento embrionário. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter quantitativo, com os alunos do primeiro semestre dos cursos de Farmácia e Medicina. Foi aplicada uma gincana de questões abertas, com a utilização dos modelos em 3D da 1ª a 8ª semana do desenvolvimento embrionário, seguida de uma aula expositiva sobre o assunto e resolução das questões. Após a atividade, a coleta de dados foi feita por meio da plataforma Google Forms, com a utilização de dois questionários, o primeiro foi realizado antes da prova parcial, com a participação de 61 acadêmicos e o segundo foi realizado após a prova,com a participação de 57 estudantes. Cada questionário continha 6 questões objetivas, ambos relacionados à perspectiva do aluno acerca do impacto da atividade, com utilização de modelos em 3D, no aprendizado individual. Dentre as perguntas respondidas, 62,3% afirmam que a atividade ajudou muito a sua compreensão das primeiras semanas do desenvolvimento embrionário e 78,9% acham que a gincana, com a utilização dos modelos de embriologia em 3D, ajudou muito na resolução da prova. Com base nas respostas obtidas, conclui-se que a utilização de peças tridimensionais no ensino da embriologia possui um impacto positivo na perspectiva do estudante acerca da obtenção de conhecimento e compreensão das primeiras semanas do desenvolvimento embrionário.

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Publicado

2022-01-01

Número

Sección

XXXI Encontro de Iniciação à Docência