A UTILIZAÇÃO DE MODELOS EM 3D COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DAS PRIMEIRAS SEMANAS DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Resumen
O estudo da embriologia humana é importante para compreensão da constituição do organismo humano, fundamentando o entendimento de matérias como anatomia, e para a prática na área da saúde. No entanto, o aprendizado acerca da embriologia pode apresentar desafios, como a dificuldade em associar o ensino teórico com a visualização tridimensional do processo embrionário na prática, gerando distanciamento dos estudantes e dificuldade na fixação do conteúdo. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi analisar, sob a perspectiva do estudante, os impactos da utilização de modelos em 3D como ferramenta no aprendizado das primeiras semanas do desenvolvimento embrionário. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter quantitativo, com os alunos do primeiro semestre dos cursos de Farmácia e Medicina. Foi aplicada uma gincana de questões abertas, com a utilização dos modelos em 3D da 1ª a 8ª semana do desenvolvimento embrionário, seguida de uma aula expositiva sobre o assunto e resolução das questões. Após a atividade, a coleta de dados foi feita por meio da plataforma Google Forms, com a utilização de dois questionários, o primeiro foi realizado antes da prova parcial, com a participação de 61 acadêmicos e o segundo foi realizado após a prova,com a participação de 57 estudantes. Cada questionário continha 6 questões objetivas, ambos relacionados à perspectiva do aluno acerca do impacto da atividade, com utilização de modelos em 3D, no aprendizado individual. Dentre as perguntas respondidas, 62,3% afirmam que a atividade ajudou muito a sua compreensão das primeiras semanas do desenvolvimento embrionário e 78,9% acham que a gincana, com a utilização dos modelos de embriologia em 3D, ajudou muito na resolução da prova. Com base nas respostas obtidas, conclui-se que a utilização de peças tridimensionais no ensino da embriologia possui um impacto positivo na perspectiva do estudante acerca da obtenção de conhecimento e compreensão das primeiras semanas do desenvolvimento embrionário.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.