ADAPTAÇÃO DA LINGUAGEM DE NORMAS TÉCNICAS
Resumo
As disciplinas de Materiais de Construção Civil 1 e 2 ministradas no Curso de Engenharia Civil da UFC são as primeiras disciplinas em que o futuro engenheiro passa a ter a necessidade de consultar as normas técnicas que utilizará na vida profissional. Entre diversos fins, as normas padronizam o projeto e construção de obras de engenharia e a execução de ensaios nos materiais utilizados nessas obras, de modo a garantir a qualidade técnica e a segurança da obra em questão. A linguagem adotada nesse tipo de norma é essencialmente técnica, podendo, ao leitor não habituado com esse tipo de leitura, tal como o discente dos primeiros semestres na Universidade, ter dificuldade na compreensão, não logrando êxito na aprendizagem. Diante disso, o aluno cria certa repulsa ao ler normas técnicas por achar complicadas e tediosas. Dessa forma, o trabalho procura reunir normas técnicas adotadas nas aulas práticas e teóricas que especificam as diretrizes e padrões para uso de materiais e realização dos procedimentos dos ensaios técnicos em uma apostila implementada e atualizada ao longo do tempo conforme a necessidade da disciplina. Assim, pretende-se facilitar o acesso e compreensão de normas técnicas, adaptando sua linguagem e especificando detalhes que possam gerar dúvidas aos alunos. Com isso, não se pretende extirpar a linguagem e rigor técnico da norma, mas promover a compreensão da mesma e desenvolver o interesse das normas técnicas que baseiam as aulas e direcionam aspectos técnicos dos materiais de construção.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.