ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DOS CASOS DE COVID-19 NOS BAIRROS DE FORTALEZA E SUA RELAÇÃO COM O IDH, ATRAVÉS DO GEOPROCESSAMENTO
Resumo
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, uma família de vírus presente em vários animais, como morcegos, gado e gatos. No final de 2019, em Wuhan, ocorreu a transmissão de um novo coronavírus, o SARS-CoV-2, que ocasionou a COVID-19. No Brasil o caso se tornou preocupante no final de fevereiro de 2020, quando surgiu o primeiro caso em São Paulo, as capitais do Brasil que permaneceram com maior índice de letalidade foram Rio de Janeiro, Belém e Fortaleza O sistema de informações geográficas (SIG) contribui em análises de casos de contaminação pois trás uma visão de caráter espacial para a delimitação de áreas de baixo, médio e alto risco, além de trazer bases de dados sobre a proporção de casos, óbitos , entre outras informações primordiais para os estudos da COVID-19. O entendimento sobre como a doença se distribuiu nos anos de 2020 e 2021 é crucial para compreender sua propagação por bairro e relação com IDH. Para elaboração do presente estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto abordado, foram colhidas informações de novos casos da COVID-19, por intermédio dos boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura de Fortaleza e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em cada um dos 121 bairros de Fortaleza, os dados colhidos são referentes a primeira semana epidemiológica de cada trimestre de 2020 e 2021, então utilizou-se o geoprocessamento para análise e produção de mapas. Foram elaborados mapas mostrando o IDH por bairro de Fortaleza, e mapas de novos casos de COVID-19 por bairro em cada data escolhida, além de tabelas que permitem notar que os bairros mais afetados por novos casos da infecção são bairros com IDH considerados baixo, ou seja, abaixo de 0,5. As ferramentas de geoprocessamento se mostraram essenciais para a manipulação dos dados e geração de mapas que permitiram compreender a evolução e comportamento da Covid-19 nos bairros de Fortaleza em cada data selecionada e sua relação com o índice de desenvolvimento humano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.