APRESENTAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS DE PARASITOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM
Resumo
Aliar teoria à prática é um dos principais desafios de áreas que exigem habilidades técnico-científicas, como os cursos da área da saúde. A discussão de casos clínicos relacionados às doenças estudadas em sala de aula fomenta o raciocínio clínico necessário para a futura atuação profissional. O objetivo é apresentar a importância da estratégia de apresentação de casos clínicos para a melhora da aprendizagem na disciplina de Parasitologia. Este estudo é descritivo do tipo relato de experiência sobre atividade realizada com a turma de Enfermagem/UFC entre abril e julho de 2022 e questionário de avaliação (Google forms). Para isso, a turma foi dividida em grupos, cada um deles, sob a tutoria de um monitor, e o grupo leu e discutiu um caso clínico sobre uma doença parasitária específica, previamente estudada. Em aula posterior, cada grupo apresentou seu caso para toda a turma. De acordo com o questionário de avaliação realizado com os participantes dos grupos, 100% dos alunos concordaram que a atividade contribuiu para aprimorar e fixar os conhecimentos acerca das doenças parasitárias, facilitou a compreensão e favoreceu o raciocínio teórico-prático. Todos também concordaram que os assuntos trabalhados nos casos clínicos condiziam com os assuntos trabalhados em sala de aula e que o apoio oferecido pela monitora foi importante para o desempenho e aprendizagem. Opiniões como “as atividades dos casos clínicos facilitaram a percepção do conteúdo e sua fixação” e “os casos clínicos trazem o conhecimento da aula e aplicam, além de servir para uma revisão para a prova" foram relatados pelos alunos. Em suma, a estratégia de discussão de casos clínicos com os monitores da disciplina de Parasitologia, aliada à apresentação destes para o restante da turma, contribuiu substancialmente para fortalecer o raciocínio clínico, a aprendizagem e a fixação dos conteúdos estudados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.