AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA MONITORIA ACADÊMICA NA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS DE PATOLOGIA PELOS GRADUANDOS DE MEDICINA
Resumo
INTRODUÇÃO As atividades de monitoria possuem potencial impacto positivo no ensino e na aprendizagem no contexto do Ensino Superior, de forma que consiste na aplicação de metodologias pedagógicas de acompanhamento dos discentes, visando ao aprendizado ativo. Um efeito eventual é a otimização da assimilação de conteúdos pelos alunos, como avaliado por esta pesquisa, tendo em vista o papel do monitor como um facilitador. OBJETIVOS Pesquisar entre os participantes da atividade de monitoria a repercussão sobre a assimilação de conteúdos da graduação, bem como sondar quantitativamente o desempenho dos discentes na resolução de questões de conteúdos conceitualmente relevantes para a disciplina. METODOLOGIA Realizou-se uma atividade presencial de microscopia com os alunos da disciplina de patologia do curso de Medicina. Depois foi enviado um formulário eletrônico com questões e com uma avaliação da monitoria. Nessa pesquisa de satisfação, foram postas perguntas que deveriam ser respondidas conforme uma escala Likert. Os dados foram analisados com o programa JAMOVI. RESULTADOS Observou-se uma variabilidade no desempenho dos alunos, em que a minoria (≅ 24%) apresentou desempenho < 50% e ≅ 53,7% obtiveram acertos > 70% (N = 54). A nota média obtida com a atividade foi de 13/20 e a questão mais difícil obteve 40,7% de acerto. Quanto à utilidade da monitoria; ≅ 81,5% pontuou nota máxima (5), obtendo-se uma média de ≅ 4,77 de 5 (95,4%). Das variáveis da avaliação, a que apresentou menor média foi a questão “Minhas dúvidas foram solucionadas com a monitoria?”, com ≅ 4,63 de 5 (92,6%). CONCLUSÃO A pesquisa com os alunos revelou uma grande contribuição para a aprendizagem. Esse efeito foi constatado pelo desempenho no formulário. Em relação à avaliação da monitoria, a menor nota concedida pelos discentes foi 4,63 de 5 (92,6%) em um dos quesitos; revelando ampla satisfação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.