AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DA QUALIDADADE DAS OBTURAÇÕES ENDODÔNTICAS REALIZADAS POR ALUNOS DE ENDODONTIA LABORATORIAL
Resumo
INTRODUÇÃO: O processo de obturação do canal radicular consiste em seu completo preenchimento e representa a finalização de um tratamento endodôntico. O conhecimento das técnicas de obturação e sua prática são fundamentais no processo de aprendizagem de alunos de Odontologia, principalmente durante a fase pré-clínica, tendo em vista que tanto o sucesso quanto o fracasso dos tratamentos endodônticos estão relacionados à qualidade da obturação e seu limite apical. OBJETIVOS: O presente estudo tem como objetivo avaliar, por meio de radiografias, a qualidade das obturações feitas em dentes para estudo e realizadas por alunos da disciplina de Endodontia Laboratorial do curso de Odontologia. METODOLOGIA: A amostra é formada por 28 radiografias periapicais realizadas em dentes para estudo e disponibilizadas por alunos da disciplina de Endodontia Laboratorial da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. Para a análise radiográfica, foram avaliadas a extensão da obturação com o comprimento do canal radicular e a qualidade da condensação do material obturador. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que 64,3% dos canais apresentavam boa extensão de obturação, 25% encontravam-se em obturação total e 10,7% se mostraram subobturados. Em relação à qualidade da condensação do material obturador, 67,7% estavam com características adequadas. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que as obturações endodônticas realizadas por alunos e analisadas radiograficamente podem ser consideradas, em sua maioria, adequadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.