CONFECÇÃO DE APARELHO ORTODÔNTICO REMOVÍVEL PARA INTERCEPÇÃO DE HÁBITOS BUCAIS NA DISCIPLINA ODONTOLOGIA ORTODÔNTICO-PEDIÁTRICA I

Autores

  • Sarah Posso Lima
  • Priscila Ellen Carneiro Vitor
  • Juliana Oliveira Gondim
  • Patrícia Leal Dantas Lobo
  • Cauby Maia Chaves Júnior
  • Pedro Cesar Fernandes dos Santos

Resumo

A oclusão dentária ideal é aquela que apresenta relação de equilíbrio entre bases ósseas, sistema estomatognático e posicionamento dentário. Hábitos bucais deletérios, como a sucção digital, podem gerar desequilíbrios à oclusão do indivíduo. Dessa forma, o tratamento interceptativo precoce da má oclusão pode trazer benefícios à evolução dentária e muscular do paciente. O objetivo desse trabalho foi de demonstrar a confecção de aparelho ortodôntico removível na disciplina de Odontologia Ortodôntico-pediátrica I. Para confecção dos aparelhos foram utilizados fios ortodônticos 0.8 e 1.0mm, alicates 139 e 325, resina acrílica e material e instrumental de acabamento e polimento. Com a orientação dos professores e o auxílio das monitoras, os alunos iniciaram a análise de modelos que simulou a arcada dentária de um paciente com má oclusão causada pela presença de hábitos bucais deletérios e, posteriormente, realizaram a confecção dos grampos ortodônticos e, em seguida, o arco de Hawley e a grade palatina. Estes elementos foram confeccionados com fios ortodônticos e sua adaptação à arcada dentária foi feita com o auxílio dos alicates para manipular os fios de aço. Após finalizados os elementos, foi feita a acrilização da placa, finalizando o aparelho ortodôntico removível com o acabamento e polimento. Esta prática proporcionou aos alunos o desenvolvimento do adestramento manual necessário para prática clínica posterior. Ademais, permitiu que os alunos acompanhassem todo o processo de elaboração desse tipo de aparelho. Com isso, pode-se concluir que vivência dos alunos durante a produção dos aparelhos permitiu que estes ganhassem autonomia do processo completo necessário para o tratamento dos seus futuros pacientes. Cabe exaltar que a presença das monitoras durante as práticas permitiu o acompanhamento dos alunos e o auxílio daqueles que apresentassem dúvidas e dificuldade na realização da tarefa proposta.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência