CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE ALFACE HIDROPÔNICA SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE FERRO NA SOLUÇÃO NUTRITIVA
Resumo
A alface (Lactuca sativa L.) é a hortaliça folhosa mais consumida no Brasil, e em 2017 apresentou produção de aproximadamente 908.186 toneladas por ano em mais de cem mil estabelecimentos produtores no país (IBGE, 2017). Essa hortaliça tem conquistado muitos consumidores devido seu grande número de variedades, alto valor nutritivo, baixas calorias e sabor que proporciona uma alimentação mais saudável. Além disso, é a hortaliça mais cultivada em sistema hidropônico. O ferro (Fe) é um dos micronutrientes essenciais para o bom funcionamento fisiológico das plantas com função de ativador de enzimas e sua deficiência provoca amarelecimento, seguido de clorose ou áreas necróticas em folhas jovens, já sua toxicidade, embora rara, provoca bronzeamento nas folhas velhas, prejudicando assim a fotossíntese. Desta forma, foi realizado um experimento em casa de vegetação, no Departamento de Ciências do Solo, na Universidade Federal do Ceará – Fortaleza, com objetivo de avaliar o desenvolvimento e crescimento da alface cv. Lucy Brown em sistema hidropônico com diferentes concentrações de Fe. O experimento foi conduzido de maio a junho de 2022, em sistema hidropônico, em vasos com substrato orgânico composto por uma mistura de pó de coco e casca de arroz na proporção 3:1, com base em volume. O trabalho foi realizado em um delineamento inteiramente casualizados (DIC), com cinco concentrações de Fe (0; 1,2; 2,5; 3,7 e 4,9 mg Fe L-1) com seis repetições. Ao final do experimento foram avaliados a massa fresca da parte aérea (MFPA) e do caule (MFC), massa seca da parte aérea (MSPA) e do caule (MSC) e número de folhas (NF). Os dados foram submetidos à análise de variância e de regressão. Não houve diferenças significativas entre as concentrações de Fe nas variáveis analisadas, com exceção na MFC que reduziu à medida que aumentou a concentração de Fe na solução nutritiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.