CRESCIMENTO PESSOAL E COMPLEMENTO NA FORMAÇÃO MÉDICA COM A VIVÊNCIA DA MONITORIA DA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA MÉDICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Felipe de Oliveira Vasconcelos
  • Romulo Reboucas Lobo

Resumo

Introdução: Os programas de iniciação à docência promovidos pelas instituições públicas de ensino superior são oportunidade que os monitores têm de atuarem como facilitadores dos processos de aquisição de conhecimentos e habilidades. Na UFC, a maioria das disciplinas ofertadas ao longo do curso de medicina oferecem vagas de monitoria em que o aluno, aprovado, vai, juntamente com a turma ou subgrupos, trabalhar complementação e revisão de temas ministrados em sala de aula. Este relato tem como objetivo o compartilhamento da vivência de mais de seis meses como monitor. Relato: Atuar como monitor de semiologia permite ao aluno uma série de oportunidades e aprendizados que contribuem ricamente na formação médica. É seguida uma rotina que possibilita: ensinar exame físico; praticar em laboratório de habilidades e em pacientes do hospital universitário; participar de atividades como o Exame Clínico com Objetivos Estruturados (OSCE) e atuar nas demais atividades que a disciplina exigir. Com isso, é possível um maior crescimento pessoal e na aquisição de habilidades de ensino. Saber como abordar e comunicar-se com os pacientes, bem como examiná-los bem, são competências que engrandecem o médico em formação. Limitações, como o encaixe de horários para as atividades e a necessidade de mais modelos para o ensaio pré-hospitalar no Laboratório de Habilidades, são dificuldades encontradas. Apesar disso, tem sido exitoso o andamento das atividades nesse período. A comunicação com o coordenador da disciplina e com os membros do quadro de professores tem sido uma oportunidade de sanar dúvidas e trocar sugestões. Conclusão: Atuar como monitor é uma experiência valiosa na graduação médica, devendo ser estimulada pelos professores. Limitações relacionadas às carências do Laboratório de Habilidades não dão prejuízo significativo ao andamento das atividades. Devem-se produzir mais trabalhos em torno da docência na graduação para um melhor aproveitamento desta e ajustes das limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Vasconcelos, F. de O., & Reboucas Lobo, R. (2022). CRESCIMENTO PESSOAL E COMPLEMENTO NA FORMAÇÃO MÉDICA COM A VIVÊNCIA DA MONITORIA DA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA MÉDICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3541. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87812

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência