DEBATES COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E PROFISSIONAL NA DISCIPLINA DE AGROMETEOROLOGIA
Resumo
Na disciplina de Agrometeorologia são abordados temas relacionados as estações do ano, as chuvas, climatologia e ferramentas utilizadas para obter dados meteorológicos. Uma das atividades da disciplina são debates procurando estimular pesquisa e a argumentação dos alunos. Foram realizados dois debates com temas intencionalmente controversos, sendo estes, respectivamente: “Aquecimento Global” e “Produção Agropecuária no Semiárido”. Os alunos foram incentivados a participar comentando sobre tópicos em cada tema, mantendo a ordem a partir de uma fila com os nomes dos participantes. A contribuição de cada estudante foi dada em uma escala de zero a um, baseando-se no uso de dados e argumentos referentes ao tema. No primeiro debate houve uma participação de 81,8% da turma, com uma interação média de 0,79, onde 70,3% da turma atingiu a nota máxima de contribuição. Já no segundo debate houve a participação de 72,7% da turma, e interação média de 0,88. A redução da participação no segundo debate pode ser explicada pelo tema em questão ser menos polêmico, mas ainda assim houve um aumento na interação dos alunos que participaram, indicando que os alunos estavam aproveitando mais a atividade. Nos dois temas selecionados os alunos demonstraram opiniões contrastantes que enriqueceram ainda mais a discussão, favorecendo a troca de conhecimento e o desenvolvimento de uma opinião conjunta formada durante a pesquisa e o debate.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Alves Moura, G., Mota, K. da S., & Feitosa de Lacerda, C. (2022). DEBATES COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E PROFISSIONAL NA DISCIPLINA DE AGROMETEOROLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3551. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87822
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.