DESENHOS ESQUEMÁTICOS: UMA FERRAMENTA PROFÍCUA PARA O ENSINO DE ANATOMIA VEGETAL – ÁPICE CAULINAR DE SOLENOSTEMUM THONN. (LAMIACEAE)

Autores

  • Maria Eduarda de Araujo Morgado
  • Isabelle Mary Costa Pereira
  • Italo Antonio Cotta Coutinho

Resumo

Desenhos esquemáticos são representações estruturadas de células e estruturas de secções de materiais botânicos observados ao microscópio de luz. Tais desenhos tem por objetivo auxiliar a visualização e melhor identificação das lâminas utilizadas em aulas práticas, o que não é diferente das aulas das disciplinas que tem como tema central a Anatomia Vegetal. Visando o aprendizado dos alunos, no que diz respeito a compreensão das estruturas vegetais, o objeto de estudo (ápices caulinares de Solenostemum Thonn.) foi previamente preparado para ser observado ao microscópio óptico. Com auxílio de uma câmera digital para captura de imagem foram cerca de 10 imagens foram fotografadas de forma que o ápice caulinar fosse fotografato por completo. Com programas de edição de imagem, as imagens capturadas foram agrupadas em uma imagem única. A imagem foi então impressa (ampliada) em papel 50 x 70 cm e utilizada para esquematização do ápice caulinar. O esquema foi feito em papel vegetal, o qual foi colocado sob a imagem ampliada, a mão, em grafite 0,3 mm, em mesa de desenho acoplada com iluminação na parte inferior. Com o término do esboço feito em grafite, o desenho definitivo foi coberto com tinta Nanquim preta. Posteriormente, o desenho foi digitalizado e reduzido para ocupar o espáco de ½ folha de papel A4. O esquema foi distribuído aos alunos durante as aulas de Anatomia Vegetal para que os alunos identificassem as estruturas ou células já esquematizadas. Observou-se que essa técnica foi bastante eficaz na didática em sala de aula e no desempenho dos estudantes, haja vista que, com o desenho pronto houve diminuição nas dúvidas durante a identificação, assim redução no tempo de observação/esquematização do material. Conclui-se que os desenhos esquemáticos são de suma relevância, tanto para auxiliar na didática em sala de aula como também no desenvolvimento dos alunos na disciplina.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência