EXPERIÊNCIA COM A MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE COZINHA BRASILEIRA I
Resumo
Segundo Lins et al. 2009, a monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, tendo a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas. O trabalho visa expor as experiências adquiridas pelo monitor da disciplina de Cozinha Brasileira I, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), durante o primeiro semestre de 2022, relatando atividades e recursos utilizados para auxiliar tanto os professores quanto os discentes. Refere-se a um estudo descritivo de relato de experiência, no que diz respeito ao acompanhamento e auxílio aos professores durante as aulas da disciplina de Cozinha Brasileira I, de forma presencial, no período entre 21 de março a 18 de julho de 2022. As ações realizadas na monitoria envolvem o auxílio ao professor em diversas atividades na plataforma Sigaa, na participação em discussões em aula sobre estudos dirigidos semanais referentes aos temas da disciplina e suas correções, organização da frequência semanal dos participantes, atendimento aos alunos pelo Whatsapp, com lembretes e resolução de dúvidas, criando uma ponte na comunicação entre os professores e alunos e na análise dos seminários apresentados semanalmente e provas orais realizadas. Desse modo, a monitoria exercida se mostra eficaz no processo de aquisição pelo monitor de novas perspectivas e habilidades acerca do papel do docente no aprendizado dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Paiva Teles Segundo, R., Camurça Pontes Siqueira, A., & Camurca Pontes Siqueira, A. (2022). EXPERIÊNCIA COM A MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE COZINHA BRASILEIRA I. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3619. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87891
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.