FORMAÇÃO DISCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: O USO DE FILMES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Resumo
O Projeto “Formação discente no contexto da Educação Física Adaptada e Esporte Paralímpicos” tem como base as aulas ministradas pelo Professor Mário Antônio de Moura Simim que acontecem no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Manifestei interesse em participar do projeto como bolsista para poder vivenciar essa experiência e adquirir novos conhecimentos, principalmente por ser uma área na qual passei a ter interesse. Além disso, busquei exercer as funções designadas a um monitor, auxiliando tanto os alunos como o Professor, sempre que fosse preciso. Entre os temas trabalhados nas aulas estão os diferentes tipos de deficiência, a inclusão das pessoas com deficiência (PCD) na sociedade, as adaptações realizadas ao se trabalhar com PCD no contexto da Educação Física, os Esportes Paralímpicos e todo o seu contexto derivado (como competições e as Paralimpíadas). Como estudante do Curso de Licenciatura em Educação Física, percebo a necessidade de se ter uma aula dinâmica e interativa, onde os alunos manifestem interesse e possam interagir, fazendo parte do processo formativo. Filmes e “TED Talks” são uma forma interessante e divertida de se levar o conhecimento de um determinado tema de forma prévia aos estudantes. Sendo assim, solicitamos aos alunos que assistissem a um TED Talk e a um filme específicos, que tratavam sobre uma deficiência física que seria trabalhada em uma aula futuramente. Após assistirem os vídeos, os alunos responderam um formulário com algumas perguntas para se mensurar a percepção deles sobre tal deficiência apenas com o conteúdo presente nos filmes assistidos. Faremos uma análise sobre a percepção prévia dos alunos e sobre como atividades como essa podem auxiliar no processo inicial de conhecimento sobre um determinado tema.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Gabriel de Fontes Sousa, L., Dantas, F. de O., & AntÔnio de Moura Simim, M. (2022). FORMAÇÃO DISCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: O USO DE FILMES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3646. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87919
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.