FORMAÇÃO NA DISCIPLINA DE BASQUETEBOL E HANDEBOL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A disciplina de Esportes Coletivos: Basquetebol e Handebol faz parte da grade curricular do curso de Educação Física na Universidade Federal do Ceará, para as graduações em Bacharelado e Licenciatura. O objetivo central desse trabalho é refletir sobre as diferenças na vivência da disciplina de esportes coletivos: Basquetebol e Handebol como aluno e como monitor. Assim como, trazer considerações sobre o programa de iniciação à docência e a importância que este tem no período de graduação, podendo impactar de forma positiva ou negativa o discente na escolha de uma possível carreira profissional no âmbito acadêmico. Trata-se de um relato de experiência sobre as sensações, pensamentos e percepções do monitor acerca da disciplina acima citada. O programa de iniciação à docência na formação acadêmica e profissional do discente, além de gerar um aprofundamento do conteúdo da disciplina, fomentando o aprendizado de novas habilidades e competências, pode desenvolver aspirações por parte do aluno para a prática da docência. Com a realização do trabalho foi possível concluir que a vivência da disciplina como monitor pode oportunizar para o discente o aprofundamento dos seus conhecimentos sobre o conteúdo abordado na disciplina, além de ter um papel crucial na iniciação à docência, sendo importante ressaltar os desafios relacionados a adequação das demandas do programa de iniciação à docência e das outras disciplinas dos componentes curriculares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Soares, S. da C., & Hugo Gonzalez, R. (2022). FORMAÇÃO NA DISCIPLINA DE BASQUETEBOL E HANDEBOL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3650. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87923
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.