GINÁSTICA LABORAL EM ODONTOLOGIA: COMO MINIMIZAR RISCOS ERGONÔMICOS POR MEIO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COM ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO.

Autores

  • Francisco Samuel Aurelio Bezerra
  • Beatriz Ketley Nunes Barreto
  • Isaac Augusto Dantas Nogueira
  • Mateus Andrade da Rocha Farias
  • Winnie Vieira Soares
  • Ana Karine Macedo Teixeira

Resumo

A prática odontológica acarreta ao profissional da Odontologia sérios desgastes relacionados à saúde ocupacional, fazendo com que o mesmo busque técnicas ergonômicas para tentar minimizá-los. O emprego da ginástica laboral (GL) no dia-a-dia clínico faz-se imprescindível para garantir uma melhor qualidade de vida aos acadêmicos e profissionais. O objetivo deste trabalho é apresentar uma atividade de ginástica laboral desenvolvida por meio da aprendizagem cooperativa entre o curso de Odontologia e de Fisioterapia, Essa atividade foi realizada com os estudantes da disciplina de Atenção primária em saúde. Para tal, foi elaborado um questionário via Google Forms para coletar dados acerca de eventuais desordens de saúde relacionadas à estruturas corporais críticas para o atendimento odontológico como, dedos, punhos, ombros, coluna vertebral e pescoço. Posteriormente foram realizadas duas oficinas de ergonomia durante a disciplina e uma sobre GL,. Em relação ao questionário, 87,5% da turma responderam. Observou-se que 71,4% praticam atividade física, prevalecendo a musculação. A respeito de sintomatologia dolorosa, 66,7% afirmaram sentir dores na coluna vertebral, 25% em pernas e 25% em ombros. 38,5% responderam que as dores sentidas, em algum momento já os impossibilitou de realizar atividades do dia-a-dia, por fim, quando questionados se conheciam a GL, apenas 28% responderam que já ouviram falar sobre o assunto. Após as oficinas sobre ergonomia realizadas na clínica odontológica, convidamos os alunos do curso de fisioterapia para fazer uma oficina sobre GL . Sendo assim, fica evidente a importância da realização de atividades como a supracitada, especialmente de forma cooperativa entre os cursos, para a manutenção da saúde ocupacional dos estudantes de odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Samuel Aurelio Bezerra, F., Ketley Nunes Barreto, B., Augusto Dantas Nogueira, I., Andrade da Rocha Farias, M., Vieira Soares, W., & Karine Macedo Teixeira, A. (2022). GINÁSTICA LABORAL EM ODONTOLOGIA: COMO MINIMIZAR RISCOS ERGONÔMICOS POR MEIO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COM ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3658. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87931

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência