IMPACTO DE ATIVIDADE INTEGRATIVA DE FISIOLOGIA E HISTOLOGIA DO TRATO GASTROINTESTINAL NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE MEDICINA
Resumo
INTRODUÇÃO: O estudo dos sistemas humanos deve ser integrativo, devido à interdependência entre suas características anatômicas, fisiológicas e histológicas. Assim, percebe-se as vantagens de abordar a interação entre os conteúdos dessas áreas em alguns sistemas, como as relações histofisiológicas do trato gastrointestinal (TGI), no ensino de Fisiologia Humana. OBJETIVO: Avaliar o impacto de uma atividade integrativa com conteúdos de fisiologia humana e histologia do TGI no aprendizado de estudantes do 2º semestre de Medicina. METODOLOGIA: A atividade foi organizada em 3 momentos: a princípio, realizou-se um pré-teste com 6 questões que envolviam histologia e fisiologia do TGI; em seguida, os monitores responsáveis, uma de Histologia e outro de Fisiologia Humana, ministraram uma aula integrativa dos conteúdos do TGI, mesclando as duas áreas de conhecimento; por fim, aplicou-se o pós-teste com as mesmas 6 questões do pré-teste. Os assuntos abordados foram: Sistema Nervoso Entérico; camadas, glândulas e participação na digestão/absorção do esôfago, do estômago e dos intestinos, delgado e grosso. O pré-teste e o pós-teste foram aplicados pela plataforma de Formulários do Google. A atividade contou com a presença de 72 estudantes do 2° semestre de Medicina, durante o Módulo de Sistema Digestório, e durou, em média, 100 minutos. RESULTADOS: Percebeu-se melhora significativa na média de acertos, passando de 3,1 no pré-teste para 5,47 no questionário após a aula dos monitores. Além de apresentarem aumento significativo de acertos, 66 estudantes (91,7%) avaliaram como máxima a ajuda na aprendizagem dos conteúdos de Fisiologia por meio da abordagem integrativa de histofisiologia e todos (100%) concordaram que essa abordagem facilitou o aprendizado dessas duas áreas. CONCLUSÃO: Assim, conclui-se que a abordagem integrativa dos conteúdos de histologia e fisiologia do TGI auxilia no processo de aprendizagem dos estudantes, servindo como metodologia de ensino complementar.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
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