IMUNO-HEMATO GAME: AVALIANDO O CONHECIMENTO SOBRE IMUNO-HEMATOLOGIA NAS MONITORIAS.
Resumo
Introdução: A imuno-hematologia é a área da imunologia que tem sua aplicação nos laboratórios de análises clínicas, bancos de sangue e outros ramos da hemoterapia. Visto sua importância para a formação de futuros farmacêuticos, este assunto é ministrado na disciplina de Imunologia aplicada do curso de Farmácia. Sabe-se que as monitorias são ferramentas relevantes na fixação dos conhecimentos aprendidos. Posto isso, foi elaborado na monitoria de Imunologia aplicada uma atividade sobre imuno-hematologia: O Imuno-hemato game. Este jogo é um recurso dentro das metodologias ativas com intuito de consolidar a aprendizagem e sanar possíveis dúvidas dos alunos. Objetivo: Aplicar um jogo virtual sobre Imuno-hematologia para analisar o aprendizado sobre o tema na monitoria de Imunologia aplicada. Metodologia: O Imuno-hemato game consistiu em um jogo virtual, realizado pelo Google meet e apresentou três etapas: "Quem sou eu?”, no qual foram abordadas perguntas sobre o sistema ABO e Rh. O segundo desafio era um quiz com questões referentes às técnicas de imuno-hematologia; a terceira etapa incluiu o "clinicando”, no qual foi exposto um caso clínico. Os alunos precisavam identificar os erros de conduta, testes para o diagnóstico e terapêutica envolvida. Eles foram divididos em equipes. Utilizou-se o Google forms como recurso para avaliar o sucesso da atividade. Resultados: Dos 27 alunos que participaram da atividade, 26 responderam. A totalidade considerou que o jogo ajudou na consolidação do conteúdo e que o assunto foi condizente com aquele ministrado em sala de aula. Ademais, todos julgaram de forma positiva que a gamificação foi uma ferramenta que facilitou o aprendizado do conteúdo de imuno-hematologia. Conclusão: O jogo imuno-hemato game foi um recurso de promoção e troca de conhecimentos, bem como um meio de fixação dos conteúdos estudados, além de ser uma ferramenta para desenvolver o monitor nas habilidades referentes à docência e do processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Colares Tome, R., Emanuella Carvalho de Oliveira, P., Vital Baccallini, O., & Tiemi Nagao Dias, A. (2022). IMUNO-HEMATO GAME: AVALIANDO O CONHECIMENTO SOBRE IMUNO-HEMATOLOGIA NAS MONITORIAS. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3688. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87961
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.