INCLUSÃO DE MATERIAL DE PESQUISA COMO ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL EM AULAS PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA BÁSICA NO RETORNO PRESENCIAL.
Resumo
A disciplina Microbiologia Básica incluiaulas práticas, as quais ocorrem no Laboratório Didático de Microbiologia (LADMI) do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará, que dispõe de um técnico responsável por coordenar as aulas práticas e os monitores da disciplina. As práticas são acompanhadas do professor e monitores. Com a volta ao presencial, os monitores aprovados não tinham experiência prática e precisavam de treinamento antes de assumir a preparação das aulas. Ademais, a reposição de reagentes, meios de cultura, vidraria, coleções de cultura e reparo de equipamentos era preciso. Nesse contexto, continuaria sem aulas práticas, pois a reestruturação exigia tempo, incluindo a contratação de um novo técnico, suprindo o exonerado. Para reduzir o prejuízo aos alunos, foi planejado utilizar o material advindo das pesquisas de estudantes de graduação e pós-graduação desenvolvidas no Laboratório de Microbiologia Ambiental (LAMAB). Esses alunos desenvolvem trabalhos com actinobactérias do solo semiárido, que são quantificadas, isoladas e caracterizadas sob os aspectos macroscópicos, microscópicos e bioquímicos. Como esses tópicos são tratados nas aulas práticas, foram selecionadas placas com colônias de diferentes cores e aspectos e resultados de atividades bioquímicas, como amilase e celulase. Essa estratégia permitiu que aos alunos, embora não executassem as diferentes técnicas, observassem os resultados com uma maior sobre o tema de cada aula. Essa estratégia foi denominada de aulas sustentáveis e para avaliar o grau de satisfação dos discentes foram aplicados formulários com a escala likert em cinco níveis, sendo muito pouco o menor e muito bom o maior. Os percentuais 67,2% e 1,6% corresponderam ao maior e menor nível, indicando que a estratégia aplicada contribuiu para uma melhor assimilação do conteúdo prático da disciplina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Yasmim Araujo da Costa, M., Irvin da Silva Forte, C., & Claudia Silveira Martins, S. (2022). INCLUSÃO DE MATERIAL DE PESQUISA COMO ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL EM AULAS PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA BÁSICA NO RETORNO PRESENCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3690. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87966
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.