MICROSCÓPIO DE 2 REAIS: UMA FERRAMENTA PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E APRENDIZADO EM BIOLOGIA CELULAR

Autores

  • Matheus Henrique de Sousa Mariano
  • Marina Duarte Pinto Lobo

Resumo

Microscópios são ferramentas únicas nas ciências biológicas, revelaram um novo mundo, invisível aos olhos humanos. Desde sua invenção, em 1591, microscópios de luz foram aprimorados e hoje alcançam um limite de resolução de até 2 um (que pode ser superado com outras técnicas). Porém, trata-se de um instrumento de alto custo, inviável para compra por estudantes e disponibilização em eventos de divulgação científica. Sendo assim, este trabalho objetivou contornar esse problema, oferecendo aos estudantes de Biologia Celular, e para eventos de divulgação científica, uma metodologia para confecção de microscópios de baixo-custo, mas com alto poder de resolução, à um valor simbólico de 2 reais, instigando os discentes à atividade prática. Para construção do instrumento, é necessário papelão, vidro, plástico e outras ferramentas. A lente é produzida a partir de capilares de vidro aquecidos em uma chama ou retirada de leitores de CD-DVD ou lasers, o corpo do microscópio com MDF ou papelão, para as lâminas semipermanentes, foram utilizados verniz, plástico e lamínula. Foram montadas várias lâminas para visualização: folhas, caules, protozoários, etc. Após confecção dos microscópios artesanais foi realizada a visualização das amostras de forma satisfatória e um aumento próximo de 40 vezes foi obtido. No entanto, as lentes feitas manualmente apresentaram algumas falhas, mas que podem ser facilmente corrigidas com o polimento adequado. Os microscópios confeccionados serão divulgados ao final das aulas práticas à todas as turmas de Biologia Celular, em uma plataforma estilizada, junto à um manual disponível fisicamente e digitalmente via código QR. Serão ainda enviados questionários aos alunos, via Google Forms, para avaliação da relevância e utilidade do objeto na disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência