MONITORIA EM ESTUDO E HISTÓRIA DO DIREITO
Resumo
O fluxo de informações e mudanças cada vez mais crescente nesse século não deixou de atingir a educação. E, com isso, ganha-se mais destaque a mentalidade em prol de métodos de aprendizagem mais inovadores e interativos, na qual o estudante passa a aprender de uma forma mais prática e não passiva. Ou seja, uma posição mais protagonista passa a ser mais almejada e posta como necessária para uma melhor experiência de ensino e preparação para o mercado de trabalho. Nesse contexto, experiências extensivas na universidade, como a monitoria, passam a ser de grande importância, já que desafiam o aluno academicamente e o capacitam por meio de um método de ensino diferente do vivido em uma sala de aula no dia a dia. Assim, sendo monitor, é possível aprender um determinado conhecimento, anteriormente visto como aluno, de um ponto de vista mais similar ao de um educador, em que há um papel mais proativo nas aulas, pesquisas e debates relacionados à matéria estudada. E, em História e Estudo do Direito, é possível, como monitor, adentrar mais profundamente em discussões sobre diversas matérias basilares do Direito, como os estudos em torno dos seus primeiros pensadores e teorias sociais. Desse modo, sendo uma matéria propedêutica, abarca desde o princípio dos direitos na história humana até as matérias introdutórias do ordenamento brasileiro. Portanto, sendo monitor de História e Estudo do Direito, tem-se a oportunidade de se desenvolver em torno de diversos pilares fundamentais do Direito, muito relevantes para todos os assuntos presentes ao longo do curso. E, isso ocorre por meio de um posicionamento protagonista do monitor, atuando junto com o professor em prol de ajudar no aprendizado dos alunos. Logo, ao prover todas essas oportunidades de atuação que como aluno não são tão fortemente trabalhadas, a monitoria, em História e Estudo do Direito e como um todo, é uma experiência singular acadêmica e profissionalmente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Fonteles Pinto, R., & Correia Chagas, M. (2022). MONITORIA EM ESTUDO E HISTÓRIA DO DIREITO. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3773. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88056
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.