MONITORIA EM GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO: UMA REFLEXÃO
Resumo
Introdução: Ao atuar como monitor na disciplina de Geografia da População, como bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID) da Prograd - UFC, foi uma experiência enriquecedora. Em 2021, na época do remoto, iniciei a bolsa monitoria on-line. Foi uma experiência difícil para todos nós. Muitas coisas novas a começar pela Covid 19. De uma maneira geral, os estudantes não possuíam equipamentos adequados para assistir as aulas (computador, celular, tablet), outros só tinham o horário noturno disponível; problemas de acesso à internet. Metodologia: Os alunos dos primeiros semestres das turmas 2021.1, 2021.2, 2022.1 participaram de reuniões para avaliação da monitoria, mediada pelo professor, em uma pesquisa qualitativa. Foram ressaltados pontos positivos e negativos. Resultados: Nervosismo e falta de experiência nas monitorias da turma de 2021.1, por ser a primeira turma de monitoria, o formato remoto fez com que menos de 50% da sala frequentasse a monitoria pela ferramenta Google MEET. Com as duas turmas seguintes, sendo a turma 2021.2 ainda no formato remoto, houve um aumento do número de alunos frequentando as monitorias, mas a turma 2022.1 no formato presencial não foi participativa das monitorias. Conclusão: Os alunos que participaram assiduamente das monitorias de geografia da população, foram os que apresentaram melhor desempenho no método de avaliação do professor no formato de resumos das teorias abordadas. A volta das aulas presenciais, não influenciou na presença dos alunos nas monitorias. A questão ainda por responder: o que fazer para aumentar, ampliar participação, presença dos discentes nas aulas de monitorias?Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Danubio da Silva, L., Conrado Alves, B., Dias Lemos Jatay, I., Angelo Damasceno, J., Siqueira Santos, L., & Amaro Gomes de Alencar, F. (2022). MONITORIA EM GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO: UMA REFLEXÃO. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3774. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88057
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.