MONTAGEM DE LÂMINAS PARA O ESTUDO DE OLEOPLASTOS E PROTEOPLASTOS EM AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA CELULAR
Resumo
O estudo da célula é primordial, afinal a célula é a estrutura básica da vida. Deste modo, o conhecimento das organelas torna-se essencial para a compreensão da biologia celular, sendo os plastídios ou plastos um tipo importante de organela para armazenamento e síntese de diversas substâncias que atuam para o funcionamento da célula vegetal. Tendo como objetivo facilitar o entendimento dos alunos sobre os plastídios, com enfoque principal em oleoplastos e proteoplastos, este trabalho objetivou a montagem de lâminas para visualização desses plastídios em microscópio ótico, auxiliando assim a compreensão de como funcionam essas estruturas e sua localização. Inicialmente, foram preparadas lâminas de abacate e feijão, coradas com Sudan e Azul brilhante de Comassie, utilizados para corar lipídios e corpos proteicos, respectivamente. A proposta é que os alunos tenham acesso a essas lâminas para visualização em microscópio óptico e, em seguida, respondam a um questionário contendo perguntas sobre a função, a localização e a morfologia dos plastídios. Espera-se que os alunos possam se aprofundar mais no conteúdo, obtendo boa pontuação no questionário de avaliação e boa compreensão acerca da temática, pois atualmente os alunos têm acesso à imagem microscópica apenas dos cloroplastos, enquanto os demais plastídios são comentados exclusivamente de forma teórica, sem visualização microscópica. Com isso, podemos evidenciar a importância da visualização microscópica desses plastídios para os alunos, para o entendimento geral da célula e suas organelas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Rabelo Matias, G., Guimarães Gomes Silva, R., & Duarte Pinto Lobo, M. (2022). MONTAGEM DE LÂMINAS PARA O ESTUDO DE OLEOPLASTOS E PROTEOPLASTOS EM AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA CELULAR. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3789. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88072
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.