O COMPONENTE CURRICULAR AUTOBIOGRAFIA E EDUCAÇÃO E SUA IMPORTANCIA PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS)
Resumo
O trabalho se debruça sobre a análise do componente curricular Autobiografia e Educação e sua importância para a formação de professores(As). O estudo autobiográfico tem como objetivo a compreensão dos processos de investigação próprios da pesquisa social, educacional e histórica. As atividades na disciplina acontecem a partir da partilha contínua de experiências, saberes e conhecimentos estabelecidos pelos sujeitos nos inúmeros contextos que encontram-se inseridos. Essa partilha é quem possibilita a construção e reconstrução de conhecimentos e aprendizagens que levarão à transformação do sujeito e de seu contexto. Essa pesquisa, de caráter qualitativo, se utiliza de observações sistemáticas e entrevistas semi estruturadas com os estudantes da disciplina, na perspectiva de mensurar minimamente os impactos das discussões e atividades na formação inicial. Como referenciais teóricos, adotamos por base os estudos de Barbosa (2010); Finger (2010); Nóvoa (2007); Pineau (2007), dentre outros. Dessa forma, compreende-se que é impossível falar da formação dissociada da reflexão, visto que, é esta capacidade que oferece a possibilidade de mudança e de transformação da sua condição, seja ela pessoal, profissional ou social. Além disso, oferece ao pesquisador fontes imprescindíveis para o conhecimento do seu processo de socialização e formação. A partir das análises até o presente, concluímos que o componente curricular Autobiografia e Educação colabora muitíssimo com as reflexões sobre a formação docente, bem como sobre a ação pedagógica desses futuros professores(as).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Meneses Andrade Gomes, L., & Almeida, R. de S. (2022). O COMPONENTE CURRICULAR AUTOBIOGRAFIA E EDUCAÇÃO E SUA IMPORTANCIA PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS). Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3795. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88078
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.