O CULTIVO DE PLANTAS FORRAGEIRAS EXÓTICAS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO
Resumo
A Forragicultura é a ciência que estuda plantas forrageiras e tem grande importância no campo de atuação dos profissionais das Ciências Agrárias. O uso de coleção de forrageiras pode facilitar o aprendizado dos discentes nas abordagens práticas para formação desse profissional. Objetivou-se desenvolver ações para atualizar a coleção de forrageiras do Setor de Forragicultura do DZ, que contava com cerca de 80 plantas até julho de 2022. Foi realizado um contato com a Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, que disponibilizou sementes de 13 novas espécies. A Embrapa Gado de Corte é referência nacional no melhoramento de plantas do gênero ‘Panicum’ e ‘Brachiaria’. Foram enviados os materiais: Estilosantes cv. Campo Grande, Estilosantes cv. Bela, Guandu BRS Mandari, ‘Panicum maximum’ cv. Mombaça, ‘Panicum maximum’ cv. Massai, ‘Panicum maximum’ cv. Tamani, ‘Panicum maximum’ cv. Zuri, ‘Panicum maximum’ cv. Quênia, ‘Panicum maximum’ cv. Tanzânia, ‘Brachiaria brizantha’ cv. Xaraés, ‘Brachiaria brizantha’ cv. Paiaguás, ‘Brachiaria’ híbrida cv. Ipyporã, ‘Brachiaria brizantha’ cv. Marandu. Ao longo das disciplinas que envolvem a temática de Forragicultura cada estudante tem como atividade avaliativa o cultivo e acompanhamento de uma espécie forrageira. No semestre 2022.2, 13 estudantes ficaram responsáveis por plantar o material disponibilizado pela Embrapa. Ao final do semestre os discentes devem apresentar um resumo simples e seminário sobre sua respectiva espécie forrageira. O monitor é responsável por direcionar o manejo nos canteiros, acompanhar com os discentes o desenvolvimento das plantas, determinar produtividade, além de ajudar nas dúvidas. Essa ação possibilita a vivência e o contato com as diferentes forrageiras e facilita a identificação de plantas pelos estudantes. Dessa forma, a metodologia utilizada auxilia e facilita o aprendizado, e ainda, aumenta a interação dos discentes com o monitor, gerando melhorias no desempenho da disciplina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Maria Amorim Tomaz, R., Coutinho do Rêgo, A., Marcos de Sousa Miranda, J., Gleyson da Silveira Alves, F., & Jose Duarte Candido, M. (2022). O CULTIVO DE PLANTAS FORRAGEIRAS EXÓTICAS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3800. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88083
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.