O USO DE CASOS CLÍNICOS COMO FERRAMENTA DE SEDIMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO EM MICROBIOLOGIA
Resumo
A Microbiologia é uma área do conhecimento fundamental para o profissional de saúde, nela, é possível adquirir conhecimentos acerca dos diferentes agentes microbianos, como as bactérias, os vírus e os fungos que sejam ou não causadores de doenças infectocontagiosas. Nessa perspectiva, a monitoria de Microbiologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará, que foi realizada por meio de encontros síncronos na plataforma Google Meet e Google Formulário com questões sobre os conteúdos abordados, no primeiro semestre letivo de 2022, gerou o presente trabalho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa pelo Google Formulário para se obter a avaliação dos estudantes de Odontologia e Enfermagem acerca das metodologias aplicadas ao longo das disciplinas de Microbiologia Oral e Microbiologia Humana, respectivamente, após a conclusão do semestre. Nesse formulário, eles deveriam responder a pergunta “O quanto você concorda que os casos clínicos ajudaram a sedimentar conhecimentos durante o módulo de microbiologia?” com um número entre 1 e 5, no qual o 1 significaria o menor nível de concordância, e, o 5, o maior nível de concordância. Foram obtidas 28 respostas no total: 15 (53,6%) eram de estudantes do curso de Odontologia e 13 (46,4%) eram de estudantes do curso de Enfermagem. 24 (85,7%) respostas atribuíram a nota 5 para a pergunta e 4 (14,3%) atribuíram a nota 4 para a pergunta. Desse modo, foi concluído que a metodologia de casos clínicos ajudou, de fato, a sedimentar o conhecimento dos estudantes nas disciplinas de Microbiologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.