O USO DE CASOS CLÍNICOS COMO FERRAMENTA DE SEDIMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO EM MICROBIOLOGIA

Autores

  • Luis Fernando Peixoto Mota
  • Débora de Souza Collares Maia Castelo Branco
  • Gabriel Marcos Leonidas
  • David Rayne Moura Alves
  • Glaucia Morgana de Melo Guedes

Resumo

A Microbiologia é uma área do conhecimento fundamental para o profissional de saúde, nela, é possível adquirir conhecimentos acerca dos diferentes agentes microbianos, como as bactérias, os vírus e os fungos que sejam ou não causadores de doenças infectocontagiosas. Nessa perspectiva, a monitoria de Microbiologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará, que foi realizada por meio de encontros síncronos na plataforma Google Meet e Google Formulário com questões sobre os conteúdos abordados, no primeiro semestre letivo de 2022, gerou o presente trabalho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa pelo Google Formulário para se obter a avaliação dos estudantes de Odontologia e Enfermagem acerca das metodologias aplicadas ao longo das disciplinas de Microbiologia Oral e Microbiologia Humana, respectivamente, após a conclusão do semestre. Nesse formulário, eles deveriam responder a pergunta “O quanto você concorda que os casos clínicos ajudaram a sedimentar conhecimentos durante o módulo de microbiologia?” com um número entre 1 e 5, no qual o 1 significaria o menor nível de concordância, e, o 5, o maior nível de concordância. Foram obtidas 28 respostas no total: 15 (53,6%) eram de estudantes do curso de Odontologia e 13 (46,4%) eram de estudantes do curso de Enfermagem. 24 (85,7%) respostas atribuíram a nota 5 para a pergunta e 4 (14,3%) atribuíram a nota 4 para a pergunta. Desse modo, foi concluído que a metodologia de casos clínicos ajudou, de fato, a sedimentar o conhecimento dos estudantes nas disciplinas de Microbiologia.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência